Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Orientações gerais sobre a prorrogação do período de suspensão do calendário acadêmico

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 15h09 | Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2020, 10h00 | Acessos: 1943

A Portaria 575 de 26/03/2020 do IF Goiano estabelece que a suspensão do calendário acadêmico foi prorrogada até dia 17/04/2020. No entanto, a situação é bastante dinâmica, e por isso recomenda-se que todos fiquem atentos aos canais oficiais de comunicação (site institucional, perfis oficiais em redes sociais), pois mudanças podem ocorrer até lá.

A suspensão do calendário acadêmico significa que nenhuma atividade letiva deve ser desenvolvida nesse período. Atividades, aulas, nada disso pode ser realizado, pois não há possibilidade de se contabilizar isso .É muito importante que todos nós, tenhamos alguma atividade que nos mantenham ativos, contribuindo com nosso bem estar. Para tanto, nesse período podem ser conduzidas discussões em torno dos assuntos das disciplinas, mas sem exigência de presença ou avaliação.

Sobre a possibilidade de termos aulas e atividades por meio de Educação a Distância (EaD), iniciamos alguns trabalhos no seguinte sentido: temos um grupo de trabalho analisando as possibilidades nesse momento. Nem todos os alunos têm condições de acessar a internet sem impedimentos. Em um levantamento prévio com os alunos do ensino médio e técnico e com os alunos dos cursos de graduação, cerca de 47% afirma ter alguma limitação no acesso à internet, como por exemplo, limitação de tráfego de dados em planos pré pagos de redes móveis.

Muitos planos concedem navegação livre apenas em redes sociais, impossibilitando ou restringindo o pleno acesso a outras formas de navegação na rede. Ainda, a EaD é uma modalidade de ensino, não um simples repositório de listas de exercícios, ou apenas a transposição dos conteúdos abordados em sala de aula para um formato digital.A EaD precisa ser entendida, planejada e executada de forma a manter um padrão de qualidade à altura das nossas expectativas.

O IF Goiano não é o terceiro melhor IF do país à toa, e nos orgulhamos disso. Esse feito é possível graças ao trabalho dos servidores e alunos. Não será essa crise que mudará o nosso padrão de qualidade. O grupo de trabalho está analisando como a EaD poderá ser adotada, em seu devido tempo, e em determinadas disciplinas, para podermos conduzir as atividades atendendo aos anseios de toda a comunidade acadêmica.

A retomada das atividades acadêmicas está condicionada a análise diária do cenário da epidemia. Não colocaremos em risco nenhum membro da comunidade acadêmica. Diplomas e disciplinas são importantes, mas a vida da comunidade acadêmica e de seus familiares está acima de qualquer outro interesse.

Por isso, vamos seguir o indicado pela comunidade científica, que recomenda o distanciamento social como forma de retardar a disseminação de casos. Mas lembre-se: recomendamos o distanciamento social, mas não afetivo e de ajuda ao próximo por outros meios. Fique atento as nossas redes sociais, as atividades do Campus Rio Verde, por meio da Direção Geral, Gerência de Integração Acadêmica e Institucional, Diretoria de Ensino, Diretoria de Extensão, Assistência Estudantil e o Núcleo de Atendimento à Saúde. Nós não estamos sozinhos!

(Professor Fábio Henrique Dyszy - Diretor de Ensino)

Acesse:

Portaria 575