Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Programa de Pós-Graduação em Agroquímica comemora 7 anos com a titulação de 68 mestres
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Agroquímica comemora 7 anos com a titulação de 68 mestres

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 11 de Mai de 2020, 12h18 | Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2020, 17h07 | Acessos: 972

Última defesa de dissertação ocorreu de forma online, devido à crise gerada pela pandemia do Coronavírus, que exige cuidados para evitar a contaminação.

O mestrando Ronaldo César Nascimento, orientado pela professora Ana Carolina Ribeiro Aguiar, defendeu a dissertação intitulada “Avaliação da liberação controlada e fotodegradação de atrazina no cultivo de milho”. Participaram da banca examinadora as professoras Ana Paula Cardoso Gomide e Suzana Maria Loures de Oliveira Marcionilio.

A sessão pública de defesa foi realizada por videoconferência e seguiu os ritos normais, sendo aberta pela presidente da banca, professora Ana Carolina, que apresentou os avaliadores e, em seguida, passou a palavra para o mestrando fazer sua apresentação. Após as arguições feitas pela banca examinadora procedeu-se a avaliação da defesa e, de acordo com as normas que regulamentam o Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, a dissertação foi aprovada, considerando-se integralmente cumprido este requisito para fins de obtenção do título de Mestre em Agroquímica. 

Além dessa modalidade de defesa, o programa está realizando aulas a distância, com a oferta de três disciplinas do rol de 2020.1, como por exemplo, a disciplina de Seminários I, II e III. Segundo o professor regente, Carlos Frederico de Souza Castro, a metodologia adotada para a disciplina atende a todos os requisitos de uma aula presencial e não gera nenhum prejuízo ao discente. Outra disciplina ofertada nesse período de distanciamento social é “Química Orgânica Avançada”, ministrada pela professora Cássia Fernandes.

 

Sobre o Programa

O Programa de Pós Graduação em Agroquímica do IF Goiano – Campus Rio Verde (PPGAq) teve início no ano de 2013 e tem como principal objetivo gerar um ambiente de integração entre as Ciências Agrárias e Química para produção de conhecimento, tecnologia e produtos para uma região que se caracteriza e se destaca pela produção de grãos e energia, mas que tem uma agroindústria muito presente.

Neste contexto, surge a exigência de estudos visando a resolução de problemas e a necessidade de suporte aos vários aspectos da cadeia produtiva e, assim, poder contribuir para o desenvolvimento regional e nacional de uma maneira mais eficiente e aceita pelos diferentes segmentos sociais.

Para atender a essas demandas de pesquisa contextualizada e interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (PPGAq) atua sob duas linhas de pesquisa: Agroquímica Orgânica e Agroquímica Ambiental.

Atualmente o curso é coordenado pela professora Suzana Maria Loures de Oliveira Marcionilio. Já estiveram à frente do programa os professores Adriano Jakelaites, João Carlos Perbone e Paulo Sérgio Pereira.

 

Processo seletivo

A coordenação do PPGAq juntamente com a comissão de processo seletivo está em fase de organização do próximo edital de seleção, para ingresso no 2° semestre de 2020. A seleção é voltada para todos os profissionais com graduações afins e que queiram iniciar seu mestrado em projetos interdisciplinares entre as áreas de Química de Produtos Naturais, Ciências Agrárias, Biotecnologia, Tecnologia de Alimentos e Química Tecnológica ou projetos voltados à área de Conservação de Agroecossistemas e Ecotoxicologia.

No campo de Ciências Biológicas tem projetos voltados para Fisiologia Vegetal, com ênfase em respostas moleculares, bioquímicas e fisiológicas das plantas aos poluentes ambientais. As áreas de pesquisa incluem, ainda, preparação e caracterização de nanomateriais e aplicações agroindustriais; Bioeletroquímica e Interfaces, com ênfase em: bioeletrodos, espectrometria de massas eletroquímica diferencial, eletrodos flexíveis, enzimas aplicadas em eletroquímica, bioeletrocatálise e álcool desidrogenase; e tratamentos via processos oxidativos avançados de poluentes persistentes presentes em águas superficiais e efluentes agroindustriais e industriais.

Todos esses projetos são possíveis de serem executados no programa de mestrado PPGAq, conceito 4 da CAPES.

 

Acesse o site do PPGAq

 

Assessoria de Comunicação Social e Eventos

 

 

Fim do conteúdo da página