Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Projeto do Campus Rio Verde é aprovado em edital de implantação de Lab IF Maker
Lab IF Maker

Projeto do Campus Rio Verde é aprovado em edital de implantação de Lab IF Maker

Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 14h34 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 19h46 | Acessos: 986

Projeto apresentado pelo Campus Rio Verde ficou na primeira colocação na classificação geral. Os trabalhos de implantação da Estação Lab IF Maker da Instituição terão início assim que a verba de 132 mil reais, destinada à sua instalação, seja disponibilizada pelo Ministério da Educação.

O MEC investirá 25 milhões de reais pelos próximos dois anos para a criação desses espaços na Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Além do Campus Rio Verde, outros dois campi do IF Goiano poderão ser contemplados com a Estação: o Campus Iporá e o Campus Urutaí. Conforme o edital, com exceção do primeiro colocado, que já é contemplado com a verba para instalação, os outros dois campi entrarão em nova disputa.

Conforme o projeto apresentado pelo Campus Rio Verde, a unidade Lab IF Maker deverá ser instalada no Bloco Engenharias 1, um complexo de aproximadamente 1000m2 de área construída, com laboratórios, salas de aula, gabinetes para docentes e salas de estudo.

O espaço físico do IF Lab Maker contará com um espaço de aproximadamente 110m2, formado por um laboratório de aproximadamente 80m2, com capacidade para cerca de 40 pessoas, onde serão desenvolvidas as ações do ambiente Maker por meio de 5 estações de trabalho. Terá ainda duas salas anexas, sendo um gabinete para a equipe gestora e um almoxarifado/oficina de cerca de 15m2, que servirá para a realização da manutenção dos equipamentos do Laboratório. Ao todo, o IF Lab Maker formado será capaz de comportar, com segurança e conforto, cerca de 50 pessoas.

Indissociabilidade entre teoria e prática

Segundo os idealizadores do projeto, objetiva-se, com a implementação do Lab IF Maker no IF Goiano - Campus Rio Verde, consolidar os princípios da cultura maker produzindo transformação educacional, social, cultural e tecnológica partindo da renovação das práticas de ensino desenvolvidas pelos docentes nos diferentes cursos, níveis e modalidades oferecidos no campus Rio Verde, a fim de difundir a cultura learning by doing por meio do ensino e da aprendizagem baseados em projetos multidisciplinares e ensino híbrido, alicerçados nas práticas e no desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.

Visa também difundir um trabalho formativo contínuo, pautado na reflexão e investigação colaborativa entre os servidores do IF Goiano e seus parceiros, com o desenvolvimento de projetos articuladores visando tornar os alunos em protagonistas no processo de aprendizagem oportunizado no ambiente educacional IF Maker. Ainda sobre o espaço maker, os agentes envolvidos em sua elaboração acreditam ser um importante passo para a popularização e democratização dos processos de produção de novas tecnologias, aproximando a instituição da comunidade em geral.

Construção coletiva

A diretora de extensão do Campus Rio Verde, professora Haihani Silva Passos, atribui a conquista da primeira colocação do projeto na classificação geral, ao envolvimento de professores de várias áreas, técnicos administrativos de setores variados e alunos de cursos diversos. "Este projeto é resultado de uma construção coletiva que envolveu colaboradores empenhados na proposta".

Professora Haihani destaca o trabalho da Empresa Júnior Sustentar, que ficou por conta da elaboração do projeto arquitetônico da Estação. Segundo ela, todos os detalhes foram pensados de forma rigorosa, visando uma estrutura robusta e viável para a implantação da unidade. "Isso nos mostra que nosso projeto tem tudo pra dar certo, porque ele foi construído por várias mãos para ser executado de forma coletiva e integrada", afirmou.

Além dos membros da EJ Sustentar, participaram da elaboração da proposta alunos dos cursos de Engenharia Civil, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Química, Técnico em Administração, Técnico em Química e Mestrado em Agroquímica.

Clique e veja o resultado final

Seção de Comunicação Social e Eventos