Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Curso reúne graduandos e pós-graduandos de várias instituições

Curso reúne graduandos e pós-graduandos de várias instituições

Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 12h17 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 19h37 | Acessos: 396

Curso de modelagem matemática de isotermas de sorção de alimentos e sementes, voltado para alunos e profissionais que atuam nas áreas de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos, contou com a participação de estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa do país.

Foram três dias de atividades coordenadas pelo pesquisador da área de Ciências Agrárias, Weder Nunes Ferreira Júnior, doutorando do curso de Ciências Agrárias - Agronomia do campus.

Participaram estudantes de cursos de graduação e pós-graduação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), além do  Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e egressos do IF Goiano. O curso também teve a participação de analistas de empresas multinacionais.

De acordo com a professora do Mestrado em Tecnologia de Alimentos do Campus Rio Verde, professora Geovana Rocha Plácido - idealizadora do curso de extensão - a iniciativa surgiu da necessidade de auxiliar aqueles que têm dificuldades com estatísticas e modelagem matemática e objetivou levar a compreensão da importância das isotermas de sorção de alimentos e sementes, utilizando dados experimentais para ajustar modelos matemáticos para prever o comportamento do produto durante sua estocagem. Para sua surpresa, o curso atraiu pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa. “Foi incrível compartilhar informações e trocar ideias com pessoas de diferentes locais do país", afirmou.

Todas as atividades ocorreram por meio de uma plataforma online e, apesar do distanciamento, os participantes aprovaram a iniciativa. "Apesar de ter sido realizado, via EAD, o conteúdo foi bem explicado, sendo possível absorver o máximo do que foi explicado", disse um graduando do curso de Engenharia de Alimentos.

Além da professora Geovana, colaboraram com a realização do curso, as alunas Joelma Saures Santos, do Mestrado em Tecnologia de Alimentos, Rithiely Rodrigues, de Engenharia de Alimentos e Tainara Leal de Souza, doutoranda do curso de Biotecnologia e Biodiversidade.

Seção de Comunicação Social e Eventos