Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Vem aí o 5º Circuito Beija-Flor

Vem aí o 5º Circuito Beija-Flor

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 11h12 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 20h49 | Acessos: 680

O tema desta edição é "Beija-Flor na Pandemia: interações culturais e socioambientais". A mostra dos trabalhos acontecerá de 1º a 03 de dezembro. Interessados em enviar suas produções têm até o dia 25 de novembro para fazê-lo.

O Beija-Flor é um projeto organizado pelo Centro de Educação Rosa dos Saberes, pelo Núcleo de Ciência, Artes e Cultura (Naif) e Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) e tem como objetivo aproximar o IF Goiano da sociedade, refletindo sobre questões socioambientais e culturais.

Em 2020, o Circuito Beija-Flor integrará o Encontrão Cultural do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, evento que envolverá atividades de arte e cultura para todas as faixas etárias.

Confira:

A contação de histórias voltada para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental é uma das atividades programadas. Um vídeo de uma história será disponibilizado para as escolas participantes. Após a apresentação da história, os alunos produzirão um desenho referente ao tema proposto. A escola ficará responsável por escolher os desenhos mais criativos que deverão ser encaminhados para o e-mail: naif.rv@ifgoiano.edu.br até o dia 25 de novembro de 2020. Os desenhos selecionados serão publicados e divulgados pelas redes sociais do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a proposta é de produção interpretativa sobre a importância da ciência, tecnologia e cuidado com os aspectos socioambientais e culturais. Já a produção de materiais reutilizáveis, com vistas a incentivar a criatividade e trabalhar a ideia de sustentabilidade será voltada aos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse caso, os alunos deverão elaborar diversos artefatos com materiais reutilizáveis.

A  recriação de fotos será a atividade proposta aos alunos de Ensino Médio, que escolherão a foto de sua preferência (pessoas da família, artistas, cientistas, etc.) e irão recriá-las.  O material  produzido deverá ser enviado para o professor juntamente com a arte original. Os alunos também poderão produzir vídeos ou podcasts apresentando os resultados da experiência. Podem também usar alguma estratégia  (narrativa, música, teatro, cordel, monólogo). A escola ficará responsável por escolher as recriações artísticas e os vídeos mais criativos e encaminharem para o e-mail: rosa.saberes@gmail.com  até o dia 25 de novembro de 2020.

Atividade livre para todas as faixas etárias: elaboração de desenho com o tema: “Como estou me sentindo na pandemia? ” Os desenhos deverão ser encaminhados para o e-mail: naif.rv@ifgoiano.edu.br até o dia 25 de novembro de 2020, contendo o nome do criador do desenho, idade e telefone para contato.

Todas as atividades do projeto serão socializadas, virtualmente, entre os dias  01 a 03 de dezembro de 2020. Nesta data será realizada uma live com enfoque na cultura, arte e meio ambiente.

Obs.: Cada escola poderá enviar três trabalhos por nível de ensino até o dia 25 de novembro, nos e-mails informados acima.

Seção de Comunicação Social e Eventos