Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Confira tudo o que aconteceu na 17ª SNCT
Início do conteúdo da página

Confira tudo o que aconteceu na 17ª SNCT

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 17h37 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 18h01 | Acessos: 433

A 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Campus Rio Verde teve início no dia 24, com a Maratona de Inovação da Diretoria de Extensão (Midex): desafio SNCT, e terminou no dia 30, com o painel É Coisa de Mulher.

imagem sem descrição.

A Midex reuniu jovens empreendedores interessados na criação de ideias inovadoras com vistas a dar respostas às demandas da sociedade. Com o auxílio de mentores - especialistas em diversas áreas do conhecimento - o grupo investiu na construção de projetos pautando nos conceitos de inovação vinculados à tecnologia.

Vários projetos foram criados e avaliados por um corpo de jurados, dentre eles, "Eco Gás", que consiste na utilização de um biodigestor caseiro mantido por lixo orgânico; "RE-ciclando", um serviço de locação de bicicletas para coletores de material para reciclagem; "+ Pet", aplicativo de entrega de produtos destinados aos animais" e "Party App", aplicativo para serviços de organização de festas e eventos.

Após a avaliação dos jurados, que levaram em conta requisitos, como, criatividade e inovação, viabilidade e atividade mercadológica, o aplicativo Party App foi escolhido como vencedor da competição. A equipe que trabalhou na ideia foi contemplada com um valor de 500 reais.

Painéis

A programação da 17ª SNCT prosseguiu com diversos painéis, o primeiro deles teve como tema ""Ciência, Tecnologia e Inovação: rompendo fronteiras" e reuniu o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães; a professora Fernanda Farnese, também do Campus Rio Verde e o pesquisador da área de genética e melhoramento Filipe Augusto Bengosi Bertagna. Clique AQUI para assistir.

O segundo painel do evento teve como tema "Inteligência Artificial: desafios e potencialidades". Participaram do debate o pesquisador Antônio Manuel Cabral Vieira Lobo, doutor em Sistemas de Transportes pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto / Portugal e o pesquisador Marco Henrique Terra, pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade da Califórnia e professor livre docente do Departamento de Engenharia Elétrica da USP em São Carlos. Clique AQUI para assistir a transmissão.

Outro painel teve o tema ligado à Educação: "Professor 5.0 e Inteligência Artificial: ferramentas para transformação e reinvenção do professor em sala de aula". O convidado foi o professor e pesquisador Reinaldo de Souza Jr. Ele que é mestre em Engenharia Elétrica e Computação CTO na empresa INLOC SISTEMAS em Goiânia-GO e coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Delta. Assista AQUI.

O projeto "É Coisa de Mulher" encerrou a série de painéis do evento. Participaram das discussões sobre o papel da mulher na sociedade, a  doutora em Física da UFRGS e membro da Academia Mundial de Ciência, Márcia Barbosa; a instrutora de tiros da Polícia Civil, Flávia Siqueira de Castro; a empresária do ramo do agronegócio, Gracy Kelly Giraldi; e a professora Heyde Francielle do Carmo França, da área de Ciência da Computação. Confira AQUI.

Empresas Juniores

Representantes das Empresas Juniores do Campus organizaram o painel com o tema "Caminhos para empreender no meio acadêmico". O momento contou com a participação da presidente da Goiás Júnior, Carol Peixoto. Assista AQUI.

IF PopScience 2020

A Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação envolveu alunos de vários níveis de ensino, inclusive estudantes que ingressaram este ano na instituição. Orientados por seus professores, os alunos apresentaram projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação que estão desenvolvendo. Foram apresentados 46 projetos, muitos deles com temas voltados para a pandemia da Covid-19, a exemplo de, "A educação em tempos de pandemia em uma escola do município de Rio Verde - GO: desafios e possibilidades" e "Os problemas enfrentados pelos professores de Ciências da rede pública de Acreúna durante a pandemia". Confira AQUI a lista dos projetos apresentados.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento anual coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e organizado pelas instituições de ensino e pesquisa do país.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página