Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Incubadora de Empresas é lançada e primeiro edital já está sendo preparado
Início do conteúdo da página

Incubadora de Empresas é lançada e primeiro edital já está sendo preparado

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 19h52 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 11h59 | Acessos: 1066

Lançamento da Incubadora de Empresas do Campus Rio Verde aconteceu nesta terça-feira (01) e reuniu, por meio de uma plataforma online, dirigentes do campus e da reitoria, professores, estudantes e pessoas interessadas no ambiente de incubação. 

imagem sem descrição.

A primeira Incubadora de Empresas do Instituto Federal Goiano foi implantada no Campus Rio Verde. A iniciativa só foi possível graças à aprovação de projeto apresentado pelo Comitê de Inovação, Empreendedorismo e Gestão da Instituição à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que fará um investimento inicial de 120 mil reais. 

De acordo com a coordenadora da Incubadora, professora Sílvia Ferreira Marques Salustiano, a ideia surgiu com o propósito de aproximar a instituição do setor produtivo, visando o nascimento, desenvolvimento e consolidação de empresas da região. A intenção, segundo ela, é preparar as empresas para a competitividade, com base na difusão do empreendedorismo, a partir da criação de condições para que a comunidade, de uma maneira geral, e os estudantes da Instituição desenvolvam soluções inovadoras, resultando em empresas bem sucedidas. 

Para o desenvolvimento das atividades será utilizada uma estrutura física onde as empresas incubadas terão espaço compartilhado de trabalho (coworking). Além desse espaço, as incubadas também poderão usufruir dos laboratórios do campus e ainda terão suporte técnico e gerencial, mentorias, consultorias, no início e durante as etapas de desenvolvimento do negócio. 

Importante ressaltar que o IF Goiano – Campus Rio Verde tem sido destaque entre as instituições de ensino do país pelo forte trabalho de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido junto às empresas e a sociedade em geral. Neste contexto, os docentes/pesquisadores da Instituição têm prospectado e executado inúmeros projetos de pesquisa junto às agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPEG, FINEP), além dos projetos e serviços de consultoria em parceria com grandes empresas nacionais e internacionais. Os resultados desses projetos têm se convertido em novos produtos e tecnologias inovadoras. 

Além disso, a Instituição tem aumentado a oferta de cursos em todos os níveis de ensino (técnico, superior e pós-graduação), fator diretamente relacionado ao atendimento da demanda regional, que necessita de informações técnico-científicas e tecnologias inovadoras para aperfeiçoamentos e incrementos da cadeia produtiva, sobretudo, relacionada ao agronegócio. 

Incubadora de Empresas Mista

Uma incubadora é um ambiente especialmente criado para ajudar empreendimentos que estão se preparando para nascer e os recém-nascidos, usualmente chamados de “ideias”, “projetos” e “startups”. “Nosso propósito é conectar empreendedores com especialistas, fortalecendo empreendimentos com inovação, apoio de profissionais capacitados e laboratórios de alta tecnologia, preparando-as para competir no mercado”, afirma Sílvia, ressaltando que  a incubadora do campus irá abrigar empreendimentos de base tecnológica e também de setores tradicionais. A coordenadora conclui dizendo que tudo será feito com base na difusão do conhecimento e da ideia de empreendedorismo, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão.

As primeiras ações da Incubadora incluem o lançamento de dois editais, o primeiro, previsto para este mês, visa atender aos projetos selecionados no Programa Centelha Goiás e o segundo, previsto para janeiro, será voltado para empreendimentos que estão na fase de ideação. Um concurso para escolha do nome e da logo da incubadora deverá ser lançado também no início do próximo ano.

Lançamento 

O lançamento da incubadora, que ocorreu de forma online, contou com as participações do reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro e dos pró-reitores, Geísa D´Ávila Ribeiro Boaventura (de Extensão) e Alan Carlos Costa (de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação). Todos foram unânimes em dizer que uma iniciativa deste porte é de extrema relevância, uma vez que, contribui enormemente com o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e empreendedoras dos indivíduos. 

A diretora de extensão do Campus Rio Verde e uma das idealizadoras do projeto, professora Haihani Silva Passos, comemora a implantação da incubadora no campus, fato que ela atribui à dedicação de uma equipe que não mediu esforços, desde à elaboração do projeto, que passou pela aprovação da Fapeg, até à organização da estrutura física. Haihani também menciona que os empreendedores estarão nas mãos de profissionais altamente habilitados que irão auxiliá-los com mentorias e consultorias. Para ela, a incubadora é um importante mecanismo para todo um complexo voltado à inovação e empreendedorismo.

Os participantes da live de lançamento tiveram a oportunidade de ouvir a Gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás, Emília Rosângela Pires da Silva, que falou sobre os "Desafios e Perspectivas para a Sensibilização e Implantação de Ações Empreendedoras e Inovadoras no Brasil". 

Clique AQUI para assistir a palestra.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página