Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Tecnologias desenvolvidas no IF Goiano são apresentadas em inauguração do Ceagre e Parque Tecnológico
Início do conteúdo da página

Tecnologias desenvolvidas no IF Goiano são apresentadas em inauguração do Ceagre e Parque Tecnológico

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sábado, 05 de Dezembro de 2020, 18h12 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 11h52 | Acessos: 1660

Pesquisadores apresentaram tecnologias que irão facilitar a vida do produtor rural. São mecanismos que permitem o acesso rápido a dados precisos da lavoura, o que facilita o manejo e diminui os custos de produção. Soluções que levam a um aumento de produtividade sem necessidade de ampliação da área cultivada.  

Antes de conhecer os cases desenvolvidos por pesquisadores do IF Goiano e UFG, os presentes participaram da solenidade de inauguração do Parque Tecnológico do IF Goiano e do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre). A solenidade inaugurou ainda a instalação da rede móvel de internet 5G, que irá operar em caráter experimental. 

Autoridades federais, estaduais e municipais participaram da cerimônia, dentre elas, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o coordenador de política de investimento do Ministério das Comunicações, Marcelo Romão Manhãs, o representante do Ministério da Educação, Kedson Raul de Souza Lima, além do prefeito do município de Rio Verde, Paulo do Vale, representantes de empresas envolvidas no desenvolvimento das tecnologias, como Huawei e Claro, e dirigentes do Instituto Federal Goiano.

 

No primeiro momento, os convidados participaram da inauguração do Parque Tecnológico do IF Goiano e Ceagre, em seguida, estiveram na propriedade do produtor rural, Cairo Arantes, onde foram feitas demonstrações de dois cases desenvolvidos por pesquisadores do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial. As demonstrações foram conduzidas pelo diretor científico do Ceagre, professor Leandro Rodrigues da Silva Souza, e pelo diretor de produtos, Luiz Eduardo Bueno.

Luiz Eduardo explicou que a intenção não era de apresentar um produto acabado, pronto para ser comercializado, mas sim, mostrar as potencialidades que a tecnologia oferece. “Ainda não temos ideia das infinitas possibilidades que essas tecnologias podem alcançar”, afirmou. Luiz Eduardo disse ainda que a aplicabilidade das soluções criadas está associada a um sinal de alta conectividade, a exemplo do 5G; a uma capacidade de armazenamento e processamento dos dados coletados e à  inteligência artificial aplicada aos dados. “Toda essa cadeia oferece ao produtor uma maior facilidade de acesso aos dados que o ajuda acelerar sua tomada de decisões, e, consequentemente, a diminuir o custo operacional da propriedade”, disse.

Professor Leandro Souza fez uma demonstração prática dos dois cases criados pelos Centros de Excelência CEAGRE/CEIA. O primeiro deles foi baseado no sistema de Manejo Integrado de Pragas (MIP) com aplicação da inteligência artificial, computação em nuvem e a utilização da internet 5G. .

O pesquisador mostrou que, por meio de um drone, que faz a captação de imagens ao sobrevoar a lavoura, é feita a identificação da área afetada e a caracterização da espécie de daninha existente, realizando todo o processamento de modo instantâneo, enquanto o drone realiza voo sobre determinada área. “Em apenas um voo, o drone capta informações que ajudam o produtor fazer seu planejamento de aplicação de herbicidas apenas na área afetada, o que o faz reduzir seus gastos com manejo e, consequentemente, aumentar sua produtividade sem ampliar sua área de cultivo”, disse o professor.

Presente no evento, o secretário-geral do estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima vislumbrou, com a tecnologia apresentada, uma economia de até 95% para o produtor rural, já que, ao invés de aplicar defensivos agrícolas em toda a lavoura, ele vai fazer aplicações pontuais, onde, de fato, está acontecendo a incidência de pragas. "Significa que, a cada 1 mil hectares, haverá uma economia de R$ 600 mil no combate”, afirmou.

Leandro explicou que no sistema convencional são necessários que especialistas desloquem-se até as lavouras e enfatizou que a solução apresentada faz todo o serviço utilizando técnicas de inteligência artificial, em tempo real, o que permite democratizar o acesso as informações,  além de permitir controlar a efetividade no combate de ervas daninhas, fruto do acompanhamento do histórico do mapeamento de determinada área. O outro case apresentado é o Rover, um veículo de pequeno porte, que, conectado à internet 5G, percorre a lavoura captando imagens em 360 graus 

Enquanto o drone faz a captação de imagens do alto, o Rover visualiza detalhes do solo e até mesmo embaixo das folhas, proporcionando ao produtor acesso às informações mais precisas de sua lavoura. Segundo os pesquisadores, o veículo pode ser teleguiado, mas também faz deslocamento autônomo, inclusive, desviando de obstáculos, além de permitir incorporar outros sensores nesta plataforma.

Utilizando óculos de realidade virtual, que reproduz as imagens captadas pelo drone e também pelo Rover, o produtor rural Cairo Arantes conseguiu visualizar toda a sua propriedade e gostou do que viu. “A internet 5G integrada aos equipamentos vai nos ajudar com a redução de aplicação de herbicidas, o que é excelente para o meio ambiente”, comemorou.

O desenvolvimento dos cases foi coordenado pelos professores e pesquisadores Anderson Soares da UFG e Leandro Souza do IF Goiano. Participaram das etapas alunos dos cursos de Ciência da Computação do IF Goiano - Campus Rio Verde; Engenharia Mecatrônica da UFU, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da UFG e servidores da UFG, UFMT, IFMT e IF Goiano.

 

 

Ceagre - O Centro de Excelência em Agricultura Exponencial visa desenvolver talentos e gerar soluções inovadoras para a agricultura. A iniciativa tem investimentos do governo do estado de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg). Sua gestão é responsabilidade do IF Goiano, que conta com apoio da prefeitura municipal e empresas privadas. Está localizado dentro do Parque Tecnológico do IF Goiano, com sede administrativa que está sendo instalada na região central de Rio Verde, na conhecida "antiga cerâmica", próximo à Alameda Barrinha.

Leandro Souza explica que o Centro de Excelência permitirá que discentes e pesquisadores de diferentes locais do mundo possam atuar nas linhas de desenvolvimento que exponenciam o agronegócio, assim como, realizar pesquisas com potencial de desenvolvimento de produtos. "O Ceagre está firmando parcerias internacionais e institucionais que permitam o intercâmbio da força de trabalho para reforçar as linhas de desenvolvimento que se propõe o projeto", ressalta o pesquisador, lembrando que a comunidade acadêmica terá a oportunidade de acompanhar e participar do desenvolvimento de tecnologias com alto valor agregado.

Segundo ele, para além dos conhecimentos abordados em sala de aula, a iniciativa permitirá aos estudantes maior integração com as demandas regionais e nacionais do mundo do trabalho, atuando diretamente no cenário da indústria 4.0 com foco exclusivo para o agronegócio, primeira iniciativa no cenário mundial.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Alan Carlos Costa, a inauguração do Parque Tecnológico e do Ceagre, associada à utilização do 5G, é um marco na história do IF Goiano, pois, contribui na consolidação do ecossistema de inovação institucional, permitindo relevante contribuição para o desenvolvimento do estado com ampla e intensa participação de outros parceiros públicos e privados. “Dessa forma estamos consolidando um ecossistema dinâmico para geração de novos conhecimentos e tecnologias fortemente associado à formação de recursos humanos dentro deste processo” destacou o pró-reitor.

Por meio do ensino, pesquisa e extensão, o Campus Rio Verde do IF Goiano tem participação efetiva nas atividades do Ceagre. De acordo com o diretor do campus, professor Fabiano Guimarães, o Centro é um ganho para a toda a Rede de Educação Federal e Tecnológica, uma vez que, ao desenvolver pesquisa de ponta, ajuda na formação de excelência dos estudantes de todos os níveis de ensino.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página