Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Alunos de Ciência da Computação participam de SNCT em Brasília

Alunos de Ciência da Computação participam de SNCT em Brasília

Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 11h17 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 12h27 | Acessos: 1104

Os graduandos fazem parte da equipe do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) que desenvolveu  o sistema de Manejo Integrado de Pragas (MIP) com aplicação da inteligência artificial, computação em nuvem e a utilização da internet 5G.

Participando pela primeira vez de uma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), os estudantes do curso de Ciência da Computação do Campus Rio Verde, Matheus de Oliveira, Wennys Camilo e Laffaiety Melo, destacaram a oportunidade de estar em contato com a pesquisa mesmo com as adversidades geradas pela pandemia da Covid-19. Os graduandos são estagiários no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) do IF Goiano e levaram para o evento, drones do sistema de Manejo Integrado de Pragas (MIP) com aplicação da inteligência artificial, computação em nuvem e a utilização da internet 5G, desenvolvido por pesquisadores do Centro.

Sobre o projeto, Wennys Camilo explica que a tecnologia resulta na captação de imagens aéreas da lavoura, com identificação da área afetada e a caracterização da espécie de daninha existente, realizando todo o processamento de modo instantâneo, enquanto o drone realiza voo sobre determinada área. “É uma experiência única e estamos ansiosos e animados em participar de um projeto tão grande”, destaca Wenny.

A edição presencial do evento, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), vai acontecer até domingo, 13, em Brasília. O Instituto Federal Goiano marca presença com exposição de projetos inovadores e diversificados na área de ciência e tecnologia. Uma comitiva de 35 pesquisadores, entre estudantes e professores, está no local apresentando projetos desenvolvidos no sentido de gerar tecnologias para o agronegócio, indústria de alimentos, energias renováveis e eficiência energética, biotecnologia, saneamento ambiental e para a área da saúde. Além do Campus Rio Verde, o IF Goiano está sendo representado pelas unidades de Catalão, Ceres, Trindade, Urutaí e Polo de Inovação.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Alan Carlos da Costa, a participação de alunos e professores na SNCT é uma oportunidade para a ampliação do aprendizado e também para o compartilhamento de experiências. “Torna o ambiente acadêmico dos Institutos federais um ecossistema rico de ideias e inovações que, além de contribuir para a geração de novos conhecimentos e tecnologias, permite a formação de profissionais melhores preparados para o mundo do trabalho”, afirma.

Na tarde desta terça-feira, 8, o estande do IF Goiano recebeu as visitas do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Wandemberg Venceslau. Para o Secretário, a apresentação de projetos inovadores, multidisciplinares e integradores de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico realizados pela Rede EPT, demonstram o alcance e o envolvimento dos mais de 1 milhão de alunos que integram toda a Rede Federal.

Abertura – A terça-feira, 8, foi marcada também pela realização da solenidade oficial de abertura do evento. Participaram do momento os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, e da Educação, Milton Ribeiro.

Com o tema “Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira”, o evento visa mobilizar crianças, jovens e famílias em torno da ciência e tecnologia. Durante sua fala, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação agradeceu os presentes e reconheceu o papel da ciência para a resolução de problemas. De acordo com Marcos Pontes, com o investimento em ciência e nos cientistas, “o resultado será um país melhor, com soluções feitas pelo Brasil.”

Diretoria de Comunicação Social e Eventos (adaptada)