Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Pesquisas desenvolvidas no IF Goiano são apresentadas na edição nacional da 17ª SNCT
Início do conteúdo da página

Pesquisas desenvolvidas no IF Goiano são apresentadas na edição nacional da 17ª SNCT

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 19h15 | Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 11h25 | Acessos: 1249

O evento ocorreu entre 7 e 13 de dezembro no pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Alunos, professores e dirigentes do IF Goiano - Campus Rio Verde estiveram presentes e apresentaram equipamentos e resultados de pesquisas inovadoras desenvolvidas nos laboratórios da Instituição.

A 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) aconteceu durante todo o mês de outubro em diversas instituições de ensino e pesquisa do país por meio de plataformas online. A edição nacional aconteceu de forma presencial e objetivou mobilizar a comunidade em torno da ciência e tecnologia por meio de visitas aos estandes que foram montados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

Promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano),  a edição nacional da 17ª SNCT) teve como tema “Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira”, mesmo tema das edições regionais. Durante toda uma semana, diversos projetos inovadores na área da ciência e tecnologia foram apresentados, assim com vários equipamentos utilizados na realização das pesquisas.

Os visitantes da exposição tiveram a oportunidade de conhecer diversas tecnologias baseadas na inteligência artificial e na internet das coisas para o agronegócio, sensores para monitoramento de clima, respostas de plantas a fatores de estresses do ambiente, sistema automatizado de produção de peixes e hortaliças, produção de compostos naturais em plantas in vitro, dentre outros. 

O Instituto Federal Goiano esteve presente com uma comitiva de 35 pesquisadores, entre estudantes e professores que apresentaram diversos cases e resultados de pesquisas relacionadas a energias renováveis, eficiência energética, biotecnologia, meio ambiente, acessibilidade e saúde. Os pesquisadores do IF Goiano também apresentaram tecnologias desenvolvidas para o agronegócio e para a indústria de alimentos. O  Campus Rio Verde do IF Goiano foi representado por um grande grupo de professores, alunos e dirigentes da Instituição, dentre eles, o diretor-geral, professor Fabiano Guimarães.

Estandes

Quem visitou os estandes do IF Goiano teve a oportunidade de conhecer pesquisas relacionadas a diversas áreas, uma delas, é a extração de óleos essenciais citrus para fabricação de cosméticos. 

O projeto é desenvolvido no Laboratório de Produtos Naturais e conduzido pela professora Cássia Cristina. A pesquisa conta com a parceria da empresa Cosméticos Brasil Rio Verde - GO. 

 Outra atração da feira foi o projeto de reuso da água desenvolvido no Laboratório de Águas e Efluentes. 

A pesquisa consiste na captação e tratamento de água das chuvas. São responsáveis pelo projeto os pesquisadores Édio Damasio, Andriane Damasio  e Suzana Maria Loures O. Marcionilio.

O Laboratório de Biotecnologia e Culturas de Tecidos Vegetais mostrou o que há de mais inovador nessa temática e foi uma das principais atrações da exposição para a inovação tecnológica das plantas. 

As atividades do laboratório são conduzidas pelo professor Fabiano Guimarães.

Além das exposições os pesquisadores do IF Goiano ministraram palestras no evento. Osvaldo Valerini, recém-chegado à instituição, falou sobre o encapsulamento da ivermectina em nano cápsulas de poli (metil metacrilato) com lecitina via técnica supercrítica in vitro. Professor Leandro Souza, diretor científico do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), iniciativa do IF Goiano em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, falou sobre os centros de excelência no estado de Goiás para um público ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Ceagre também apresentou o sistema de Manejo Integrado de Pragas (MIP) com aplicação da inteligência artificial, computação em nuvem e a utilização da internet 5G, projeto inovador que resulta em economia de tempo e de gastos para o produtor rural.

O case foi apresentado pelos  estudantes do curso de Ciência da Computação do Campus Rio Verde, Matheus de Oliveira, Wennys Camilo e Laffaiety Melo, que são estagiários no Ceagre.

Além dos já citados, participaram do evento os professores Giovana Plácido, Lia Raquel, Marco Antônio da Silva, Marconi Batista, Leandro Cappato e Frederico Loureiro. Todos eles apresentaram projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos nos laboratórios do Campus Rio Verde.

Para o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, a participação dos alunos e professores na SNCT proporciona uma ampliação do aprendizado e também o compartilhamento de experiências. “Demonstra, sobretudo, como a interação entre os estudantes de cursos técnicos, graduação, mestrado, doutorado e pesquisadores em estágio de pós-doutorado na Instituição, torna o ambiente acadêmico dos Institutos Federais um ecossistema rico de ideias e inovações que, além de contribuir para a geração de novos conhecimentos e tecnologias, permite a formação de profissionais muito melhor preparados para o mundo do trabalho”, finalizou.

O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau, explicou que SNCT é uma ótima oportunidade para que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica apresente alguns dos projetos desenvolvidos pelos Institutos Federais, no âmbito da educação profissional. “Principalmente na área de extensão e pesquisa aplicada, onde temos projetos com o uso eficiente de energia, também na área de tecnologia de alimentos, processos automatizados e outras ações no campo da agricultura, indústria e serviços”, informou o secretário.

Ainda segundo ele, a apresentação de projetos inovadores, multidisciplinares e integradores de atividades de ensino pesquisa e desenvolvimento tecnológico realizados pela Rede demonstram o alcance e o envolvimento dos mais de 1 milhão de alunos que integram toda a Rede Federal. “Essas ações são desenvolvidas em ambientes propícios à transferência do conhecimento, nos quais os Institutos Federais realizam tanto a oferta de cursos técnicos, mas também cursos de graduação e pós-graduação, possibilitando que os discentes estejam presentes em um ambiente de transferência de conhecimento, que considere tanto a educação de nível médio quanto a educação superior e a pós-graduação, na mesma instituição, e muitas vezes no mesmo campus”, finalizou Wandemberg.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página