Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Pós-graduandos finalizam pesquisas no lato sensu em Formação de Professores

Pós-graduandos finalizam pesquisas no lato sensu em Formação de Professores

Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 11h06 | Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 11h36 | Acessos: 1173

Gleydson Alves Silva e Jovair Batista de Jesus são os primeiros alunos a concluírem seus estudos no curso de Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas.

A banca examinadora aprovou os trabalhos de conclusão de curso apresentados pelos alunos que fazem parte da primeira turma do Programa de Pós-graduação em lato sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas do Campus Rio Verde do IF Goiano.

Gleydson realizou estudos sobre o Programa Saúde na Escola, tendo como base escolas de um município do Sudoeste Goiano.

O estudante constatou o baixo número de escolas cadastradas no Programa e a necessidade de implementação de ações naquelas que são cadastradas. Gleydson verificou também a eficácia do PSE, quando colocado em prática, no sentido de proporcionar melhorias à saúde escolar.

Jovair, que é educador físico, também desenvolveu sua pesquisa na área de saúde.

O pós-graduando utilizou o protocolo TGMD2 para avaliar as habilidades motoras de crianças entre 9 e 10 anos que estudam na zona rural do município de Rio Verde e concluiu que as crianças dessa faixa etária estão com o repertório motor acima da média. Ele também identificou que as habilidades motoras das crianças da zona rural, investigadas em sua pesquisa, se sobrepõem as habilidades motoras das crianças que estudam na cidade - comparação feita com base em pesquisa realizada anteriormente pelo próprio aluno.

Antes mesmo de concluir os estudos, Jovair foi aprovado para o curso de Mestrado Profissional em Artes do Instituto Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia. Outra aluna do curso, Laíse Ataídes Ribeiro Dourado, que é Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, acaba de ser aprovada no Doutorado em Educação da UNB. Laíse também cursou Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Rio Verde do IF Goiano. No curso de Especialização está pesquisando o Programa Residência Pedagógica no IF Goiano.

Quer saber mais sobre o curso de Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas? Clique AQUI.

Processo Seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso no curso. Interessados têm até 19 de fevereiro de 2021 para se inscrever. Há vagas para os polos das unidades de Rio Verde, Ceres e Ipameri.

Poderão concorrer as vagas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas  portadores de diploma de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou graduados mediante a apresentação de declaração de conclusão ou concluinte emitida pela instituição de ensino superior, explicitada a data de colação de grau até a data de início das aulas. As vagas destinam-se também aos concluintes de curso de graduação reconhecido pelo MEC e tenham interesse em atuar ou que já esteja atuando como profissional da educação básica.

Para o Campus Rio Verde estão sendo disponibilizadas 40 vagas, sendo que 30% delas, ou seja, 12 vagas, serão destinadas aos servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde. Aos servidores efetivos do IF Goiano (professores e técnicos administrativos) estão sendo destinadas 8 vagas. Caso as vagas acima não sejam preenchidas, serão destinadas à ampla concorrência.

O critério de seleção é composto por etapa única, constituída pela análise do Currículo (Currículo Lattes) documentado. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 31 de março de 2021.

O Curso tem a duração prevista de até 18 (dezoito) meses, com carga horária de 380 horas, incluindo o tempo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso sob a forma de artigo científico. É ofertado de forma gratuita, sem cobrança de mensalidade ou taxa de matrícula.

Clique e acesse o Edital 10/2020 - FPPE

Acesse os anexos do Edital 10/2020 - FPPE