Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Instituto realiza novo pedido de patente
Início do conteúdo da página
NIT

Instituto realiza novo pedido de patente

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2016, 12h28 | Última atualização em Quarta, 03 de Fevereiro de 2016, 09h55 | Acessos: 1582

Invento foi desenvolvido por estudante do Câmpus Rio Verde.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou esta semana, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), novo depósito de pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O invento é o processo de produção de um caldo enzimático, a partir do fungo Paecilomyces parvisporus, capaz de produzir etanol de segunda geração. 

A pesquisa foi desenvolvida no Câmpus Rio Verde por Andreza de Mello Lopes, aluna do mestrado em Agroquímica. O trabalho também teve a participação do estudante de Iniciação Científica João Pedro Lopes do Nascimento, foi orientado pelo professor Carlos Frederico de Souza Castro e coorientado pelo docente Edson Luiz Souchie. 

De acordo com os autores, o Brasil é um dos maiores produtores de etanol de primeira geração. Tradicionalmente, os biocombustíveis de primeira geração são produzidos a partir da fermentação da sacarose ou do amido, obtidos por meio de vegetais simples como a cana-de-açúcar e o milho. O etanol de segunda geração é quimicamente idêntico ao de primeira e tem a mesma função. A mudança é apenas no processo, ou seja, no caminho tecnológico para obtê-lo. 

Este é o segundo depósito de pedido de patente junto ao INPI. Em agosto do ano passado houve solicitação de proteção ao projeto de um aluno egresso do Câmpus Urutaí. O invento é um pulverizador de baixo custo que pode ser acoplado em tratores de baixa potência para atender, principalmente, agricultores de pequenas propriedades. 

Para a coordenadora do NIT do IF Goiano, Tânia Araújo, o pedido desta semana é mais um passo rumo ao fortalecimento do Núcleo de Inovação. Para aumentar o incentivo à propriedade do conhecimento, a Instituição participou de chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e foi contemplada com o montante de 60 mil reais. 

Entre as ações a serem realizadas com o recurso estão a implementação de uma política de inovação, a capacitação de profissionais e estruturação dos processos de proteção e transferência de tecnologia. O Instituto aguarda a contratação da proposta para dar início às atividades previstas no projeto.

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos 

Fim do conteúdo da página