Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Um marco na história do IF Goiano: primeira defesa de tese de doutorado

Um marco na história do IF Goiano: primeira defesa de tese de doutorado

Publicado: Terça, 16 de Fevereiro de 2016, 10h51 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2016, 14h49 | Acessos: 3041

Primeiro do País a oferecer um curso de doutorado, o IF Goiano - Câmpus Rio Verde promoveu essa semana a sua primeira defesa de tese. O momento foi prestigiado por alunos e servidores da Instituição, além de amigos e familiares do doutorando Adilson Jayme de Oliveira.

Adilson Jayme de Oliveira ladeado pelo diretor-geral do Câmpus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha e pelo Reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida

O primeiro doutor a ser titulado por um Instituto Federal também faz parte da Rede Profissional e Tecnológica, atua como professor no Instituto Federal de Brasília. Dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias – Agronomia desenvolveu pesquisas relacionadas à dinâmica de plantas de cobertura sob regime hídrico variável para o plantio direto no Cerrado, sob a orientação do professor Adriano Jakelaitis.

O Reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, fez questão de estar presente na defesa do doutorando. Antes do início dos trabalhos, relembrou da semente plantada pelas administrações anteriores do Câmpus Rio Verde que possibilitaram um avanço tão significativo no setor de pesquisa. “Antigamente só tínhamos cursos de pós-graduação na capital, hoje é possível oferecer cursos com a mesma qualidade no interior do Estado”.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Fabiano Guimarães ressaltou a robustez da pós-graduação oferecida pelo IF Goiano que conta com professores altamente qualificados e com apoio institucional irrestrito. “O IF Goiano é o Instituto Federal que mais titulou mestres em todo o País e o primeiro a titular um doutor. Isso é motivo de celebração.” Professor Alan Carlos Costa, diretor de pesquisa e pós-graduação do Câmpus Rio Verde assinalou que a Instituição já colocou mais de 130 mestres no mercado de trabalho desde que a pós-graduação teve início. “Nossa unidade de ensino conta com o comprometimento dos professores e com as parcerias com institutos de pesquisa, fatores que favorecem a expansão e a qualidade dos cursos aqui ofertados.”

O diretor-geral do Câmpus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha, agradeceu a presença do ex-diretor do Câmpus Rio Verde, professor Gilberto José de Faria Queiroz. Segundo Anísio, o câmpus chegou ao patamar de hoje devido as ações que começaram a ser desenvolvidas no final da década de 90, quando a Instituição era comandada por Gilberto Queiroz. Por fim, o diretor falou diretamente aos pais do doutorando. “Hoje é o dia em que o menino de vocês vai ser tornar um doutor”.

Ainda neste semestre estão previstas as defesas de mais 14 doutorandos do mesmo programa.

Confira FOTOS