Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Criação de OSs na Educação é tema de reflexão entre alunos de licenciaturas

Criação de OSs na Educação é tema de reflexão entre alunos de licenciaturas

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 16h46 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 10h22 | Acessos: 1516

Estudantes dos cursos de licenciaturas do Câmpus Rio Verde reuniram-se para saber mais sobre a proposta do governo do Estado de Goiás de passar a administração das escolas estaduais para Organizações Sociais (OSs). Para eles,  não há como ficar indiferente a um tema que provoca tanta polêmica e está ligado diretamente ao futuro profissional de cada um.

imagem sem descrição.

A conversa entre os alunos foi intermediada por alguns professores que atuam diretamente nos cursos de licenciaturas e que também fizeram estudos sobre os pontos básicos da proposta - que já está tendo sua inconstitucionalidade questionada pelo Ministério Público.

Pela proposta, as Organizações Sociais passariam a administrar 23 escolas em Goiás, mas de acordo com promotores, a iniciativa fere a valorização dos profissionais de educação e está sendo estabelecida sem diálogo com as partes interessadas.

Segundo os alunos, a falta de diálogo evidencia pontos obscuros. Uma das estudantes pediu a palavra para lembrar da luta que os profissionais da Educação do Estado têm travado para garantir os direitos já adquiridos. Sua preocupação é que o novo modelo possa prejudicar ainda mais quem atua na Educação e também aqueles que estão se preparando para ingressar na carreira.

A ideia da criação das OSs na Educação, segundo o governo do Estado, está pautada nas experiências realizadas nos Estados Unidos, no entanto,  conforme relatou a professora Sandra Mara de Oliveira, esse modelo já foi refutado até mesmo por uma de suas idealizadoras, a educadora norte-americana Diane Ravicht.

Professor Celso Belisário, também é um dos que manifestaram preocupação com esse novo modelo de administração das escolas. Segundo ele, primeiramente faz-se necessário conhecer a realidade que está sendo posta e buscar o diálogo visando melhorias e não perdas.

O Diretor de Ensino, professor Edson Luiz Souchie, elogiou a iniciativa dos alunos que buscam conhecer mais profundamente sobre fatos tão significativos que poderão  afetá-los diretamente.  “Vivemos em uma jovem democracia e momentos como esses nos ajudam a tomar consciência de que somos agentes de mudança com a missão de transformar realidade”.

Para os organizadores do encontro, este é um  assunto que não se esgotou e continuará sendo debatido no meio acadêmico.

Confira FOTOS.