Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Em reunião com presidenta Dilma Rousseff, Conif reafirma metas do Pronatec
Início do conteúdo da página

Em reunião com presidenta Dilma Rousseff, Conif reafirma metas do Pronatec

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 11 de Março de 2016, 18h55 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2016, 17h15 | Acessos: 1836

Conselho também propôs intensificação do trabalho com cursos técnicos e articulação com as redes municipais e estaduais de ensino. 

 

Em reunião nesta sexta-feira, 11, entre os reitores que integram o Conselho Nacional das Instituições Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e a presidenta da República, Dilma Rousseff, o Conif reafirmou a pactuação com o Governo Federal para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para este ano. Membro do Conif, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, participou da reunião. 

Também fazem parte dos próximos desafios a intensificação do trabalho com os cursos técnicos; a articulação com as redes municipais e estaduais de ensino, no sentido da qualificação dos quadros de professores e da oferta do Pronatec EJA; a oferta de matrículas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec); a ampliação da educação à Distância e a certificação de trabalhadores.

“Ao lado da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, esperamos que, nas próximas semanas, possamos fazer a entrega formal do plano de ações denominado ‘Pacto para o Futuro’, a partir do qual esperamos consolidar a Pátria Educadora com uma meta arrojada. Até 2018, queremos alcançar um milhão e meio de matrículas e triplicá-las, até 2022, no sentido do atendimento ao Plano Nacional de Educação”, anunciou o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado.

Para que as metas sejam cumpridas, Bender citou alguns entraves que precisam ser solucionados. “Mesmo reconhecendo todo o panorama recessivo que estamos passando, é necessário superar alguns gargalos para que este projeto realmente se materialize, um deles é a liberação de novos códigos de servidores, docentes e técnicos administrativos, ainda em 2016”, esclareceu.

Em pleno processo de consolidação, além da educação profissional com reconhecido nível de excelência, a Rede Federal promove a ciência, a tecnologia, a inovação, a pesquisa aplicada e a extensão tecnológica. Atualmente estão em curso mais de 20.000 projetos de pesquisa e extensão tecnológica catalogados nos 562 campi pelo Brasil, sendo que um terço dessas unidades são agrícolas.

Apoio – Ao lado do ministro da Educação, Alozio Mercadante, a presidenta destacou o importante papel social e estratégico das instituições no cenário da educação profissional e tecnológica, especialmente neste momento de crise internacional. “Vamos consolidar a Rede Federal, garantindo a mesma qualidade das unidades implantadas nos planos de expansão anteriores”, assegurou.

Mandato - Durante o diálogo com os reitores, a presidenta foi incisiva ao afirmar que a movimentação contrária ao seu mandato não possui legalidade e retém o avanço do País. “Ninguém tem o direito de pedir a renúncia de um presidente legitimamente eleito, sem dar elementos comprobatórios de que eu tenha, de alguma forma, ferido qualquer inciso da constituição”, disse. Categórica, Dilma Rousseff garantiu que permanecerá no cargo. “Aqueles que querem a renúncia estão reconhecendo que não há uma base real para pedir a minha saída deste cargo”. Para o presidente do Conif, a hipótese de renúncia é uma atitude descabida. 

Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

Fonte: Assessoria de Comunicação - Conif (adaptada)

Fim do conteúdo da página