Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > 56 anos do Campus Rio Verde é comemorado em clima de festa junina

56 anos do Campus Rio Verde é comemorado em clima de festa junina

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 10h02 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2023, 11h38 | Acessos: 602

A festa junina, tradicional no campus, até a década de 1990, voltou com o objetivo de reunir servidores, estudantes e a comunidade para comemorar o aniversário da Instituição, celebrado neste 05 de JUNHO.

Antes da festa, um café da manhã, nas dependências do campus, reuniu servidores ativos e aposentados, além de estudantes e representantes do meio político, econômico, cultural e de segurança da região e do Estado de Goiás. Foi uma manhã inteira de bate-papo e confraternização.

Dentre os convidados, o professor José Cimino, diretor da Instituição entre os anos de 1975 e 1989. Atualmente, ele mora em Minas Gerais e veio até Rio Verde para participar dos festejos em homenagem ao campus.

Além do professor Cimino, outros ex-diretores também estiveram presentes, como o professor Gilberto Queiroz e o professor Vicente Pereira de Almeida, que foi reitor do IF Goiano por dois mandatos consecutivos.

Das mãos do atual diretor-geral, professor Fabiano Guimarães, cada um recebeu certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à frente da Instituição.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Robson Domingos Vieira, participou das comemorações representando o governador Ronaldo Caiado.

Em sua fala ressaltou a importância do Campus Rio Verde para o ensino e a pesquisa. “Esta instituição ajuda no processo de interiorização da ciência, uma das principais missões da Fapeg. Graças aos professores e pesquisadores daqui que conseguimos criar dois grandes centros de excelência na região”, disse, citando o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE) - uma parceria entre o IF Goiano, Fapeg, Estado de Goiás e Prefeitura de Rio Verde - e o Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO), uma ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, proposto pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Parlamentares

Também presentes no encontro a deputada federal Marussa Boldrin e o deputado estadual Karlos Cabral.

O presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, vereador Idelson Mendes, esteve acompanhado dos vereadores Geraldo Neto, Serginho da Saúde, Lucivaldo Medeiros e Gerlos Mendonça. O prefeito Paulo do Vale foi representado pelo secretário de Agricultura, Paulo Martins. Além dele, outros secretários municipais estiveram presentes, como  Fernando Cézar Pazzoti, Secretário de Esporte e Lazer.

Entidades de classe

A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (ACIRV) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (CODERV) foram homenageados pela parceria com o Campus Rio Verde.

Receberam certificados de reconhecimento o presidente do CODERV, Ângelo Tomaz Landim Júnior, e o presidente da ACIRV, Eduardo do Prado Lobo.

Segurança

As forças de segurança do município estiveram representadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito e Guarda Civil Municipal de Rio Verde.

Os titulares de cada corporação receberam certificados de reconhecimento pela parceria e cooperação para com a Instituição.

Aposentados e egressos: também receberam certificados de reconhecimento o servidor aposentado Valdomiro Pereira Martins, pioneiro da implantação do campus, quando este ainda era denominado Ginásio Agrícola, no ano de 1967. Além do Sr. Valdomiro, dezenas de servidores que já se aposentaram participaram do encontro festivo.

Paulo Victor Ferreira, egresso da Instituição, foi homenageado em nome de todos os ex-alunos do campus.

A confraternização trouxe ao campus o reitor do Instituto Federal Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, que disse sentir orgulho do Campus Rio Verde por tudo que representa no ensino, pesquisa e extensão.

Os pró-reitores: Alan Carlos Costa, de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação; Virgílio Erthal, de Ensino; e Geísa D´Ávila Ribeiro Boaventura, de Extensão prestigiaram o momento. Quem também esteve no encontro foi o diretor-geral do Campus Cristalina, professor Eduardo Silva Vasconcelos.

IF JUNINO

A tradicional “Festa Junina do Colégio Agrícola”, que aconteceu até a década de 1990, retomou no ano passado como parte da programação das comemorações de aniversário da Instituição. A festa deste ano contou com apresentações da Quadrilha Nova Geração e do Grupo de Catira Viana. O forró foi animado pela Banda Arte Nova. As crianças também arriscaram uns passinhos improvisados sob o comando dos professores Lídia Ávila e Leonel Carvalhaes.

No estacionamento do Auditório Jatobá foram montadas barracas que serviram as tradicionais guloseimas da época.

História

Em 05 de junho de 1967, foi instituído em Rio Verde o Ginásio Agrícola. Dois anos depois passou a ser chamado de Colégio Agrícola e em1979, passou a ser Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde. Já em 2002 foi transformado em Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), dando os primeiros passos para a oferta de cursos de graduação. Mas foi com a expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, ocorrida em 2008, que transformou-se em um campus do Instituto Federal Goiano.

Atualmente, o Campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano oferece 9 cursos técnicos, 13 cursos de graduação, 2 de especialização, 7 cursos de mestrado e 2 de doutorado.

Colaborou com as fotos:

Ícaro Lunas