Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > IF Goiano realiza I Conect EaD

IF Goiano realiza I Conect EaD

Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 14h20 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 12h06 | Acessos: 206

Evento discute institucionalização da Educação a Distância no IF Goiano e marca a trajetória da modalidade em dez anos na Instituição.

Com o objetivo de discutir a institucionalização da Educação a Distância no Instituto, o IF Goiano realizou o I Conect EaD. O evento, que também marca a trajetória da modalidade em dez anos na Instituição, foi promovido de maneira híbrida, na terça-feira, 29, no auditório da Reitoria, em Goiânia, sendo transmitido ainda, de forma on-line.

O primeiro Encontro foi voltado principalmente para gestores, coordenadores de curso e/ou responsáveis pela EaD nos campi, Coordenadores de cursos presenciais que ofertam parte da carga horária a distância e demais interessados. Além deste público, estiveram presentes na parte da manhã, na abertura do evento, o reitor e diretores gerais do IF Goiano.

Em sua fala, a diretora do Centro de Referência em Ensino e Formação em Rede (Cerfor), Joseane Cruz, destaca que o IF Goiano está vivendo um momento de intensa institucionalização da Educação a Distância. “Estamos quebrando barreiras e fazendo compreender que a EAD é uma modalidade forte”, afirma ressaltando que não há concorrência entre a educação a distância e presencial. Para Joseane a reflexão sobre a oferta da EAD pelos Institutos Federais deve girar em torno dos espaços onde ela pode alcançar, que segundo a diretora, são aqueles onde a modalidade presencial não consegue chegar.

O reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, destacou os desafios e adaptações que novos cenários exigem para serem aceitos. De acordo com ele, isso não seria diferente no campo da Educação e a EaD têm essa perspectiva, a de exigir mudanças que às vezes não são encaradas como naturais. “E isso traz novos desafios: como vamos ocupar os espaços físicos, por exemplo?”. Mais do que apresentar soluções, Elias afirmou estar levantando indagações e provocações no sentido de propor inovações para um novo espaço de educação.

O momento inicial do I Conect EaD contou também com a realização de homenagens aos pioneiros da educação a distância no IF Goiano, com entrega de placas ao diretor-geral do Campus Trindade, Júlio César Garcia, que foi o primeiro dirigente a frente da EaD, e ao pró-reitor de Ensino, Virgílio José Tavira Erthal, pelo apoio à modalidade estando a frente da Proen. Agradecido e emocionado, Júlio falou da trajetória da EaD no IF Goiano e relembrou da equipe responsável pelos primeiros passos da modalidade na instituição, que chegou a ter 94 polos pelo estado de Goiás. "Com a Institucionalização a EAD vai dar um grande salto no IF Goiano”, destacou. A diretora do Cerfor, Joseane, também foi homenageada pela equipe do Cerfor pelo trabalho prestado no comando do Centro de Referência, que também celebrou o primeiro ano de funcionamento. A cerimônia teve ainda momento musical e sorteios.

O evento seguiu com os lançamentos de projetos de cursos de licenciaturas em EaD, cursos de idiomas e do curso MOOC sobre gravação de vídeo aula. Teve também a apresentação dos pacotes de serviços do Cerfor, relatório da carga horária a distância nos cursos presenciais e inauguração do estúdio.

No período da tarde, foi realizada a roda de conversa com o tema Desafios e perspectivas da institucionalização da EAD no IF Goiano e participação dos coordenadores de cursos regulares na modalidade em EaD e coordenadores da oferta de CHEaD do IF Goiano (Cursos Técnicos, Graduação e Superior). O momento foi uma oportunidade para debater sobre as diversas realidades que compõem a Educação a Distância na Instituição e analisar a trajetória do IF Goiano na construção da política institucional e as ações de implementação e acompanhamento da modalidade. Foram abertos momentos de fala e reflexão sobre as especificidades da EaD e os desafios enfrentados para a efetivação das ações já implementadas no Instituto.

Diretoria de Comunicação Social