Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > IF Goiano debate experiências e desafios da Assistência Estudantil
Acesso e Permanência

IF Goiano debate experiências e desafios da Assistência Estudantil

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 12h13 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 15h18 | Acessos: 302

Gestores da Setec e do IF Sul de Minas participam de abertura dos eventos, que seguem até sexta-feira, 1º de setembro.

A importância e os desafios da Assistência Estudantil no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) estão sendo debatidos até sexta-feira, 1º  de setembro, na Reitoria, em Goiânia, por meio do I Encontro de Assuntos Estudantis para Servidores e do Seminário de Alimentação Escolar da Instituição. Sabe-se que auxílios diversos, restaurante estudantil, alojamentos, eventos científicos, esportivos e culturais, por exemplo, são fundamentais para o ingresso e a permanência de estudantes, sobretudo nas unidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Na quarta-feira, 30, durante a abertura do evento, a Diretoria de Assistência Estudantil da Instituição apresentou aos servidores do IF Goiano a perspectiva do Ministério da Educação quanto ao assunto. Para tanto, contou com a participação do Diretor de Desenvolvimento da Rede de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, lotado na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Para Bregagnoli, a secretaria está em fase de avaliação das experiências exitosas da Rede, para alinhar aquilo em que seja possível melhorar, sempre na perspectiva do acesso e permanência. Ele lembrou que a recomposição orçamentária foi fundamental à Assistência Estudantil, mas tem consciência da necessidade de mais recursos, para os quais, há perspectivas.

O gestor lembrou, também, da necessidade de se trabalhar em conjunto com as redes municipal e estadual de educação nas ações de assistência estudantil e elogiou o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “O Plano nasceu na Rede e está sendo exportado para a África, será implementado em Moçambique”, revela Bregagnoli, que foi aluno de escola agrotécnica no atual IF Sul de Minas - Campus Muzambinho e mostrou um pouco de sua trajetória pessoal, enfatizando o quanto o alojamento e o transporte deram condições para sua formação técnica.

Depoimento semelhante trouxe o pró-reitor de Pesquisa do IF Sul de Minas e ex-diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Reinato. “Tenho maior vínculo com os colegas da época de agrotécnica do que com os da faculdade”, confidencia. Para ele, a Assistência Estudantil proporciona aos estudantes a vivência que gera o sentimento de pertencimento com a instituição -consequentemente, a formação de memórias afetivas. O pró-reitor trouxe aos participantes um panorama geral de tudo o que é oferecido no Campus Machado, considerado referência na Rede Federal.

Além de Carlos Henrique e Bregagnoli, participaram da mesa o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano e ex-diretor-geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado, além do titular da Assistência Estudantil na Instituição, Sebastião Nunes Filho. Assim como os demais, Gilson e Sebastião também estudaram em escolas agrotécnicas e se beneficiaram de serviços de assistência estudantil das respectivas escolas, sem os quais afirmam que não teriam, à época, sequer condições saírem de suas cidades de origem.

Programação – Ainda na quarta-feira, no período da tarde, foi a vez de servidores do IF Goiano trocarem experiências exitosas da Instituição relacionadas à área. Houve, também, duas palestras, sobre certificação e saúde mental dos estudantes. Para quinta-feira, 31, é a vez de discutir o Pnae por meio de palestras e mesas-redondas. Por fim, na sexta-feira, 1º, estão previstos na programação a implantação de um módulo no Sistema Unificado da Administração Pública (Suap) para a Assistência Estudantil, além de posse do Diretório Central dos Estudantes do IF Goiano.

Acesse programação completa

Diretoria de Comunicação Social