Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Vem aí o 1° Workshop sobre Biodiversidade do Cerrado Goiano

Vem aí o 1° Workshop sobre Biodiversidade do Cerrado Goiano

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 09h35 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 14h55 | Acessos: 414

Evento é organizado pelo Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) e ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro no Campus Rio Verde. Interessados já podem se inscrever. Inscrições GRATUITAS.

1° Workshop PELD em Goiás: Explorando a Biodiversidade do Cerrado Goiano conta com a colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBio) do Campus Rio Verde. Palestras e mesas redondas abordando temas ligados à biodiversidade do Cerrado fazem parte da programação. A intenção é reunir pesquisadores e estudantes do IF Goiano e de outras instituições parceiras, como, a UFG, UFJ, UEG, UNIRV.

De acordo com os organizadores, a iniciativa permitirá o intercâmbio de ideias com vistas a discutir os resultados preliminares de estudos que estão sendo realizados. Também serão abordadas estratégias de divulgação científica e realizadas análises dos desafios e potencialidades da biodiversidade no Cerrado de Goiás, de modo especial, da região sudoeste do estado, onde estão sediados os três sítios do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) envolvidos. Desse modo, espera-se fomentar uma ampla discussão juntamente com a comunidade acadêmica e sociedade civil da região.

A comissão organizadora ressalta que o evento está alinhado às premissas do PELD, um programa que existe desde 1999 e é fruto de uma parceria entre o CNPq e as Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados. Por meio do PELD, o CNPq fomenta a geração de conhecimento sobre os ecossistemas e a biodiversidade estimulando a transferência do conhecimento gerado para a sociedade civil, visando contribuir para o desenvolvimento de um ambiente sustentável. Além disso, o programa exerce papel fundamental na formação de indivíduos para pesquisa e divulgação científica bem para a consolidação dos programas de pós-graduação na área de Biodiversidade (Ecologia, Zoologia) e áreas afins.

As informações coletadas nos sítios PELD, que incluem longas séries temporais de dados sobre os ecossistemas, são de extrema relevância para o Brasil, que é conhecido por ser um dos 17 países com maior riqueza biológica do mundo, abrigando em seu território cerca de um quarto da biodiversidade conhecida de todo o planeta. Um dos maiores desafios do país é conciliar a conservação da sua biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico. Neste contexto, o conhecimento gerado a partir dos sítios PELD em todo o Brasil e disponibilizado para a sociedade pode ajudar na construção de modelos de desenvolvimento mais sustentáveis do ponto de vista socioambiental.

Saiba mais sobre o evento e sua programação, clicando AQUI.

Informações poderão ser obtidas por meio dos e-mails: alessandro.morais@ifgoiano.edu.br) e janio.moreira@ifgoiano.edu.br

Seção e Comunicação Social e Eventos