Lançado edital de seleção de projetos com temáticas antirracistas
O edital é voltado aos servidores efetivos da Rede Federal e resulta de parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), com gestão administrativa e financeira da Finatec. Inscrições até 8 de setembro.
Serão selecionados 40 (quarenta) projetos (incluindo cadastro de reserva), para atender as necessidades do Projeto Redes Antirracistas de ensino, pesquisa e extensão. O Projeto Redes se dá no contexto das ações do Ministério da Igualdade Racial que, por sua vez, tem o objetivo de promover políticas públicas para combater a discriminação racial e promover a igualdade de oportunidades para as pessoas negras e para outros segmentos étnico-raciais da população brasileira com minoria de direitos.
A seleção será realizada pela Comissão de Seleção da FINATEC em conjunto com a Coordenação Técnica do “Projeto Redes Antirracistas de ensino, pesquisa e extensão”.
EIXOS E TEMAS DAS PROPOSTAS:
A proposta apresentada pelo coordenador proponente deverá ser enquadrada em um dos eixos abaixo:
Eixo 1: Observatório de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (OPPIR)
Os projetos do Eixo 1 terão como objetivo desenvolver atividades de pesquisa a fim de monitorar e avaliar as políticas de promoção da igualdade racial, assim como incentivar e estimular a adoção de tais políticas por parte dos outros órgãos do governo federal, estados, municípios, iniciativa privada e sociedade civil.
Eixo 2: Fomento ao ensino, pesquisa e extensão em políticas públicas de Igualdade Racial em Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) e grupos correlatos.
Os projetos do Eixo 2 terão como objetivo fortalecer NEABIs e grupos correlatos no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O projeto selecionado deverá ser executado no prazo de 12 (doze) meses (novembro/2024 a novembro/2025). Poderão participar deste edital os(as) servidores(as) efetivos(as), (técnicos(as) ou docentes), mestres e doutores(as), em exercício na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Confira no edital os documentos necessários para inscrição e submissão dos projetos.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais