Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Especialização em Bioinsumos reúne alunos para atividades práticas
Início do conteúdo da página

Especialização em Bioinsumos reúne alunos para atividades práticas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2024, 11h27 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 21h23 | Acessos: 496

O grupo visitou laboratórios e conheceu equipamentos utilizados nas pesquisas. Temáticas relacionadas ao curso também foram abordadas durante os dois dias de atividades.

Lato sensu em Bioinsumos é ofertado em 9 campi do IF Goiano, dentre eles, o Campus Rio Verde. Com 18 meses de duração, objetiva a formação na área de insumos biológicos, um desafio global de modernizar a agricultura e aumentar a produção de alimentos com sustentabilidade ambiental. 

O Programa está vinculado às unidades que integram o Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) que é gerido pelo IF Goiano em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para os coordenadores do curso, as aulas práticas são um grande diferencial da especialização. No Campus Rio Verde, as primeiras atividades foram coordenadas pelos professores Edson Luiz Souchie e Pablo Gontijo, que apresentaram o Laboratório de Microbiologia e os principais equipamentos que são utilizados nos estudos.

Os estudantes conheceram estufas para controle de temperatura, luminosidade e umidade; balanças analíticas e semi-analíticas; reagentes; dentre outros. Visitaram as salas de Microscopia e Espectrofometria e de Esterilização e Limpeza e receberam orientações de como manusear os equipamentos para evitar incidentes.

A diretora de pós-graduação, pesquisa e inovação, professora Suzana Marcionílio esteve presente. Em conversa com os alunos, identificou alguns e egressos e sugeriu a todos que, após a finalização do curso, retornem à instituição para dar prosseguimento à jornada acadêmica com o stricto sensu.

A professora também pediu que ficassem atentos à agenda de eventos da Instituição e que fizessem o esforço de marcar presença. "As atividades que propomos, por meio dos eventos, objetivam agregar ainda mais conhecimento, resultando em um importante diferencial na formação de cada um", disse.

As atividades continuaram com aulas práticas sobre Antibiose/Fungos e Bactérias; Nematoide; e Biofábrica. 

 

Sobre o Cebio

O Cebio é uma ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, instituído pelo Governo de Goiás em 2021, coordenado e fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).  Conta com três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde são realizadas as pesquisas e a inovação na área: URB Promotores do crescimento de plantas; URB Controle biológico de pragas agrícolas; e URB Controle de doenças de plantas, além das Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) responsáveis pela prospecção de soluções demandadas pelo arranjo produtivo local no interior goiano, disponibilização de ensino-pesquisa-extensão com bioinsumos e mapeamento de parcerias estratégicas.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

 

 

 

Fim do conteúdo da página