Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Agro Centro-Oeste Familiar: inscrições até dia 26
Início do conteúdo da página

Agro Centro-Oeste Familiar: inscrições até dia 26

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 21 de Abril de 2016, 10h41 | Última atualização em Quinta, 21 de Abril de 2016, 10h42 | Acessos: 924

A Agro Centro-Oeste Familiar de 2016 será realizada pelo Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, nos dias 27 a 29 de abril. É a 14º edição do evento e a segunda vez que o IF Goiano sedia em suas dependências. A primeira edição ocorreu no Campus Morrinhos, em 2014.

 

A combinação de instituições que contribuem diretamente para o fomento de novas tecnologias, pesquisas e a fiscalização na agricultura é o motivo da feira Agro Centro-Oeste Familiar ser referência quando se trata de assuntos que facilitam a vida no campo. Receber este evento em um dos campi do IF Goiano mostra a importância da instituição na contribuição de pesquisa e inovação, no ensino técnico e superior, formando mão de obra qualificada e projetos de extensão que atendam esse público. 

O objetivo deste evento é mostrar a importância da agricultura familiar na geração de empregos, logo, na economia do Centro-Oeste e a produção de alimentos seguros para a população. Durante o evento acontecerá a exposição de alimentos cultivados por agricultores familiares, seminários temáticos, cursos e oficinas práticas, pesquisa em campo, visitas técnicas e eventos culturais.

O V Seminário científico sobre a Agricultura Familiar, acontece de forma paralela ao evento e busca fomentar a divulgações das produções cientificas feitas por discentes de graduação, pós-graduação, profissionais da área e instituições ligadas à pesquisa.

Há também as demonstrações de projetos desenvolvidos para facilitar o dia a dia no campo:

  • Fossa séptica: H A fossa séptica modelo Embrapa é uma tecnologia social consolidada, desenvolvida pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos, SP) que contribui para a preservação de recursos hídricos na zona rural.
  • Manejo integrado de pragas: Os tricogramas são insetos que parasitam ovos de lepidópteros (mariposas e borboletas) predadores às culturas, impedindo que eles cheguem à fase adulta de reprodução. Por parasitarem os ovos de inúmeras espécies de pragas são, por isto, considerados um importante e reconhecido agente natural de controle biológico em sistemas de produção agrícola. O gênero se tornou um dos grupos de insetos mais utilizados no mundo no controle biológico das principais pragas de culturas, como o algodão, cana-de-açúcar, frutíferas, hortaliças, arroz, feijão, trigo, milho e florestas no Cerrado brasileiro.

Os minicursos fazem parte da programação da feira, nesta edição teremos: a bioconstrução com a tecnologia COB – técnica desenvolvida no interior da Inglaterra usando o barro argiloso e a palha como matéria prima. E a Outorga de uso das águas.

Também haverá oficinas em diversas áreas do conhecimento, como: Filetagem de peixe – processo de extração do file do peixe; Aproveitamento de frutos do cerrado na culinária; Mecanismos de certificação orgânica; Culinária Saberes e sabores do Cerrado; Negociar no campo; Como controlar meu dinheiro no campo; Minicircuito sobre como registrar uma indicação geográfica de produto agropecuário; entre outros.

Se você ficou interessado e quer se inscrever aproveite, pois o período de inscrição é até o dia 26 de abril.

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

Por Matheus Guerreiro

(Estagiário de Comunicação Social do IF Goiano - Campus Rio Verde)

Fim do conteúdo da página