Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Presidente inaugura Campus Trindade e outras 40 unidades
Cerimônia

Presidente inaugura Campus Trindade e outras 40 unidades

Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2016, 17h07 | Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2016, 10h05 | Acessos: 1690

Evento, ocorrido no Palácio do Planalto, marcou inauguração de 41 campi e criação de cinco universidades.

imagem sem descrição.

A presidente da República, Dilma Rousseff, inaugurou o Campus Trindade do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e outras 40 unidades da Rede Federal espalhadas pelo Brasil. A inauguração ocorreu em cerimônia realizada no Palácio do Planalto na segunda-feira, 9, em evento onde também foi assinado projeto de lei que cria mais cinco universidades federais.

De acordo com Dilma, o processo de democratização da educação superior e da educação profissional e tecnológica no país tem acontecido por meio da interiorização. “Se não tem universidade no interior, os cidadãos brasileiros e as cidadãs brasileiras precisam ter recursos para se deslocar até os grandes centros”, disse. “Sempre foi assim, antes; e aí, as pessoas de posses médias ou de pequenas posses não podiam estudar, não podiam fazer um curso.”

Presidente do Conif recebe placa de inauguração das unidades da Rede Federal

Para o ministro Aloizio Mercadante, a educação brasileira avançou muito nos últimos 13 anos. “Tivemos, certamente, os maiores avanços da história da educação brasileira com base no tripé acesso, permanência e qualidade”, disse. “Esses três princípios estão presentes em todas as políticas que nós implementamos.”

Para o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, a inauguração é de extrema importância para a Instituição. "A inauguração de Trindade simboliza o sucesso da nossa expansão. A unidade já está em funcionamento com uma estrutura que possibilita ofertarmos educação profissional de qualidade na região", destaca. Vicente lembra que também devem ser assinados em breve os termos de funcionamento dos campi Trindade e Campos Belos.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, a inauguração dos novos campi é o reconhecimento do avanço da educação profissional no País. “Os institutos federais são de alcance de todos os brasileiros. É uma política educacional que está mudando o Brasil e que vive um processo de expansão, que não é apenas física, mas que transforma vidas, promove a inclusão social e forma trabalhadores de excelência”.

Além de Trindade, foram inaugurados campi dos institutos federais do Acre (Ifac), de Alagoas (Ifal), Baiano (IF Baiano), de Brasília (IFB), Catarinense (IFC), do Ceará (IFCE), Farroupilha (IF Farroupilha), Goiano (IF Goiano), de Goiás (IFG), do Maranhão (IFMA), de Mato Grosso do Sul (IFMS), de Mato Grosso (IFMT), de Minas Gerais (IFMG), do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Paraná (IFPR), de Rondônia (Ifro), do Rio Grande do Sul (IFRS), de São Paulo (IFSP), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Triângulo Mineiro (IFTM). Com isso, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica passa a contabilizar 603 unidades em todo território nacional.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos