IF Goiano participa da 5ª Semana Nacional de EPT
Evento contou com exposição de 28 trabalhos de unidades do Instituto. O Campus Rio Verde apresentou três projetos ligados ao IF Labmaker, vencedor do Prêmio Finep 2025. 5ª SNEPT aconteceu esta semana em Brasília.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou da 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), promovida pelo Ministério da Educação (MEC), entre os dias 7 e 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento reuniu 63 instituições e 1.434 expositores, com a apresentação de 400 projetos em diferentes áreas da educação profissional e tecnológica.
O IF Goiano esteve presente na Mostra Tecnológica com 28 trabalhos desenvolvidos por estudantes e servidores, que representam o potencial de inovação e o compromisso da Instituição com o desenvolvimento científico e tecnológico. O Campus Rio Verde participou com o Laboratório de Prototipagem Estação IF Lab Maker, que apresentou o projeto "Formação Inicial em Modelagem e Impressão 3D: aprendizagem baseada em projetos", que sintetiza parte dos princípios maker do laboratório, que consiste em técnicas de prototipagem usando impressão 3D.

No estande também foi apresentado o projeto "Desenvolvimento de Sensores Eletroquímicos Sustentáveis, que investiga o uso de tecnologia de impressão 3D e o aproveitamento de resíduos agroindustriais, como casca de banana, vagem seca de soja, casca de mandioca, sementes de mamão, entre outros, para a produção de sensores eletroquímicos sustentáveis. Materiais utilizados na construção de eletrodos inovadores, aplicados na quantificação de compostos de interesse, como etanol/metanol em combustíveis ou bebidas, nutrientes em solos agrícolas e amônia em fertilizantes. A pesquisa busca aliar inovação tecnológica e sustentabilidade, promovendo novas alternativas para monitoramento ambiental e controle de qualidade de insumos agrícolas e energéticos.
Também em exposição o projeto “Formação de Professores para a Geração de Processos e Produtos Tecnológicos Educacionais Inovadores”. A iniciativa envolve professores do PIBID e estudantes de licenciaturas em ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas em escolas da rede estadual de Goiás. Articula formação docente, investigação e produção colaborativa de materiais didáticos inovadores, utilizando tecnologias digitais, modelagem 3D e cultura maker.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, participar da Semana é uma oportunidade importante de integração para os estudantes. Segundo ele, o evento amplia as conexões dentro da própria Instituição e possibilita o contato com projetos e tecnologias desenvolvidos em outras redes de ensino. “Aqui eles conseguem posicionar tanto o que estamos fazendo em relação ao cenário nacional, quanto levar para suas unidades novas ideias, novas expectativas e assim melhorar seus projetos de maneira geral”, explica.
Seção de Comunicação Social e Eventos com informações da Diretora de Comunicação Social
Redes Sociais