Projeto do Campus Rio Verde é vencedor do Prêmio Finep 2025
Prêmio Finep 2025 celebra grandes projetos de inovação da Região Centro-Oeste. O IF Goiano vence com projeto “Consolidação e modernização das instalações do Laboratório IFMaker”.
O projeto moderniza o IFMaker do Campus Rio Verde com tecnologias de ponta em prototipagem, robótica, impressão 3D, drones e realidade aumentada/virtual, ampliando as possibilidades de pesquisa, ensino, extensão e inovação.
O anúncio dos vencedores foi feito nesta quarta-feira (08), em Brasília. Estiveram presentes na cerimônia o reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, acompanhado do pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação, professor Alan Carlos da Costa; da diretora de extensão do Campus Rio Verde, professora Haihani Passos; do coordenador do projeto Finep, professor Adriano Jakelaitis; e do professor Márcio Belo, coordenador do laboratório.
O projeto do IF Goiano concorreu na categoria Ambiente de Inovação. Os vencedores regionais concorrerão ao prêmio nacional de cada categoria, que será entregue entre os meses de novembro e dezembro de 2025, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Solenidade - Participaram da solenidade, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luiz Antonio Elias, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricado Galvão, os diretores da Finep Janaina Prevot (Administração) e Elias Ramos (Inovação) e a secretária de Política e Programas Estratégicos do MCTI, Andréa Latgé.
"A Finep tem orgulho de estar presente e atuante na Região Centro-Oeste. Entre 2023 e 2025, foram contratados R$ 2,3 bilhões em 319 projetos executados nos quatro estados da região. O ano de 2025, em especial, responde por quase metade dessas contratações, consolidando o Centro-Oeste como um dos espaços mais dinâmicos de investimento em inovação no país", disse Luiz Antonio Elias.
O dirigente comemorou, ainda, a volta do Prêmio Finep - após 10 anos. "Essas iniciativas mostram que a inovação floresce também nas fazendas, nos laboratórios, nas universidades e nos parques tecnológicos que impulsionam o futuro do Brasil a partir daqui", completou.
Durante a cerimônia, o presidente Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, ressaltou a importância de fortalecer a relação entre a academia e o setor produtivo. Segundo ele, o CNPq vem trabalhando para promover uma “inovação acionada pela ciência”, baseada no investimento contínuo em conhecimento e pesquisa nacional. “Precisamos deixar para trás a visão retrógrada que separava a academia do setor produtivo. A inovação deve nascer do conhecimento científico e se transformar em benefícios concretos para a sociedade”, destacou o representante.
Ele também parabenizou a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) pela retomada do prêmio após dez anos, enfatizando o papel da iniciativa no incentivo à inovação brasileira. “A Finep está de parabéns por recuperar este importante reconhecimento. Em visita recente à região Centro-Oeste, especialmente ao município de Rio Verde (GO), pude ver de perto o quanto o país tem avançado em inovação, com pessoas investindo em projetos espetaculares, especialmente no agronegócio”, afirmou.
O CNPq e a Finep são instituições parceiras na promoção da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, atuando de forma integrada para estimular pesquisas aplicadas, empreendedorismo científico e o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do país.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, gravou vídeo sobre a iniciativa: Este prêmio dialoga diretamente com a nova indústria brasileira. Como primeira mulher a liderar o ministério, tenho orgulho de ver o protagonismo das mulheres exaltado", disse.
O próximo evento acontece em Florianópolis dia 24/10, quando serão conhecidos os destaques da Região Sul.
Sobre o Prêmio - O objetivo da iniciativa é divulgar o estado da arte da Inovação brasileira fruto do apoio da Finep e evidenciar a importância desse fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do país, o aumento da competitividade e o bem-estar da sociedade.
De um universo de três mil projetos nas modalidades reembolsável e não-reembolsável, contratados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, trezentos foram selecionados, numa primeira qualificação. Destes, 144 do país inteiro aceitaram o convite da Finep e disputaram os prêmios regionais, nas seguintes categorias:
Cadeias Agroindustriais Sustentáveis
Complexo Econômico Industrial da Saúde
Infraestrutura, Saneamento, Moradia e Mobilidade Sustentáveis
Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade
Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas
Tecnologias de Interesse para a Soberania e a Defesa Nacionais
Deep Tech Startup
Ambiente de Inovação
Infraestrutura de P&D em ICTs

Seção de Comunicação Social e Eventos com informações de Imprensa Finep
Redes Sociais