Começam atividades da primeira turma do Doutorado em Biodiversidade e Conservação
Aula inaugural reuniu estudantes, professores e dirigentes do IF Goiano.
O Doutorado em Biodiversidade e Conservação representa um marco histórico para o Campus Rio Verde, consolidando o protagonismo do IF Goiano na formação de pesquisadores e na produção científica voltada à biodiversidade, conservação e sustentabilidade.
O evento, que marca o início das atividades do curso, contou com a presença dos estudantes ingressantes; do pró-reitor de Administração, professor Gilson Dourado, que representou o reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro; da professora Iraci Balbina Gonçalves Silva, da Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi); do diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães; e do professor Frederico Loureiro, diretor substituto da Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Também presentes professores ligados ao PPGBio.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor doutor Adrian Antonio Garda, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com atuação na Universidade Federal de Goiás, que abordou o tema “Um gene, dois genes, dez genes, mil genes: sistemática e biogeografia na era genômica e da Inteligência Artificial”. 
O convidado destacou as transformações recentes nas pesquisas genéticas e o papel crescente das tecnologias digitais e da IA no avanço da sistemática e da biogeografia.
Sobre o PPGBio - O Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBio) oferta curso de mestrado no Campus Rio Verde desde 2016 e recebe agora, sua primeira turma de doutorado. Tem por objetivo a qualificação de profissionais com ampla base teórica, senso crítico e capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas da ciência. Estes profissionais podem atuar em atividades diversas, sendo capazes de sugerir soluções em áreas que correlacionem com a sua formação.
Sua área de concentração é "Conservação de Recursos Naturais", que compreende estudos relacionados a distintos componentes da biodiversidade, incluindo biologia, história natural, comportamento, ecologia, evolução e conservação de espécies de modo a identificar padrões e processos que permitem a manutenção de tal diversidade no tempo e no espaço, além de bioprospecção de moléculas com aplicação em diversas áreas da sociedade. A linha caracteriza-se pelos aspectos multidisciplinar e interdisciplinar (Ecologia – Taxonomia – Microbiologia – Bioquímica – Química).
O PPGBio tem um papel importante na formação de profissionais capazes de preencher lacunas técnico-científicas em instituições de ensino superior, uma vez que os egressos poderão assumir disciplinas específicas relacionadas a diferentes aspectos da biodiversidade, que são ofertadas em cursos de graduação, tais como Agronomia, Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e outros.
Além disso, os egressos deste Programa, estarão capacitados para a elaboração de projetos de pesquisa abordando diferentes componentes da biodiversidade, em especial do Cerrado, uma vez que produzirão conhecimentos científicos para subsidiar ações de conservação, manejo e uso sustentável.
O PPGBio é coordenador pelo professor Alessandro Ribeiro Morais.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais