Estudo do IF Goiano destaca memórias e saberes de professores do campo em Angola
Pesquisa foi conduzida pelo professor José Henrique Machado juntamente com o estudante de Mestrado em Administração, Ygor Eduardo, e supervisionada pelo professor Ezequiel Pedro. Participaram professores de escolas rurais do Huambo, Angola.
Pesquisador das áreas de educação étnico-racial, arte e cultura, professor José Henrique também é presidente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Rio Verde. Seus estudos sobre narrativas de professores de escolas do campo na Província do Huambo, em Angola, foram finalizados, recentemente, durante visita à Africa.
O trabalho teve como foco o levantamento de narrativas de professores angolanos, valorizando as construções de sentido dos falantes de Língua Portuguesa e as relações históricas, culturais e linguísticas que aproximam Angola e Brasil.
Desenvolvida com o apoio da Assessoria Internacional do IF Goiano, a pesquisa integra uma política institucional voltada à interculturalidade, ao reconhecimento das matrizes africanas na formação docente e ao fortalecimento de redes de pesquisa entre países lusófonos.

A coleta de campo em Huambo revelou a potência das narrativas docentes como expressão da memória coletiva, da resistência e da identidade. Segundo o professor José Henrique, “as histórias compartilhadas pelos professores do campo angolanos trazem à tona formas de ensinar e aprender enraizadas em tradições orais, elementos que dialogam diretamente com as práticas pedagógicas desenvolvidas, muitas vezes, nas escolas rurais brasileiras.”
Para a coordenadora da Assessoria Internacional do IF Goiano, Lídia Morais, a internacionalização do IF Goiano ultrapassa o conceito tradicional de intercâmbio acadêmico e se afirma como um compromisso ético e epistêmico com a valorização da diversidade linguística e cultural dos povos da diáspora africana: “Internacionalizar é também reconhecer as vozes que a história tentou silenciar e construir uma ciência que fala a partir de múltiplos territórios e experiências de mundo.”
Com ações como essa, o IF Goiano reafirma seu papel como instituição que integra ensino, pesquisa e extensão sob uma perspectiva decolonial e inclusiva, promovendo o diálogo entre nações de Língua Portuguesa e contribuindo para uma Educação pautada na igualdade, na diversidade e na solidariedade entre os povos.
A pesquisa resultou na produção de um documentário e de duas exposições fotográficas:
Olhos n’África – Retratos de uma pesquisa no Huambo, em exibição na Reitoria do IF Goiano
Noss’África – Olhares sobre a história, no Campus Rio Verde.
Durante sua estadia no país africano, o professor José Henrique também ministrou a disciplina de Produção Textual Acadêmica para estudantes de graduação, mestrado e doutorado da Universidade Agostinho Neto.
Clique AQUI e assista ao documentário.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais