IF Goiano se destaca nacionalmente no edital Universal do CNPq
Instituição reafirma sua posição de referência na pesquisa científica ao conquistar resultados expressivos no edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o mais concorrido e tradicional financiamento da ciência brasileira.
Há mais de uma década a instituição figura entre os maiores destaques da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e em 2025 não foi diferente. O resultado final da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 44/2024 – UNIVERSAL, divulgado recentemente, mostra que os pesquisadores do IF Goiano continuam liderando o ranking de aprovações.
Foram aprovados projetos dos pesquisadores:
Althieris de Souza Saraiva, do Campus Campos Belos, do Programa de Pós-graduação em Agroquímica do Campus Rio Verde;
Aurélio Rubio Neto, do Programa de Pós-graduação em Bioenergia e Grãos e Ciências Agrárias - Agronomia do Campus Rio Verde;
Cibele Silva Minafra, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia e Biodiversidade e Conservação do Campus Rio Verde;
Maria Glaucia Dourado Furquim, do Campus Iporá, docente do Programa de Pós-graduação em Administração do Campus Rio Verde;
Mariana Buranelo Egea do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos e Agroquímica do Campus Rio Verde;
Valdnea Casagrande Dalvi, do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação do Campus Rio Verde.
Para o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, os resultados reforçam o compromisso institucional com a qualidade do ensino e da formação profissional. “Na prática, quem ganhará são nossos estudantes, pois essas aprovações resultarão em mais bolsas, novos equipamentos, manutenção dos laboratórios e aquisição de insumos para os projetos de pesquisa, além de possibilitar melhores condições para as aulas práticas”, destaca.
Clique AQUI e saiba mais sobre a Chamada Universal nº 44/2024
Em 2023, O IF Goiano alcançou marcas significativas. Foi responsável por 25,86% de todo o valor captado pelas 41 instituições que compõem a RFEPCT. Embora não tenha sido a instituição que mais submeteu propostas, foi a que mais aprovou projetos - nove no total - resultado que evidencia a qualidade das pesquisas desenvolvidas e o alto nível de excelência dos currículos dos servidores envolvidos.
No cenário estadual, o desempenho também chamou atenção no ano de 2023. Entre todas as instituições federais e universidades goianas participantes, 19,26% de todo o recurso aprovado em Goiás foi destinado ao IF Goiano, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Com isso, a instituição consolidou-se como a que mais captou recursos no interior do estado, somando R$ 1.189.750,00.
Outro indicador relevante foi o percentual de aprovação em relação às propostas submetidas. O IF Goiano registrou 39,13% de aprovação, o maior índice do estado, reforçando a consistência dos projetos apresentados e a qualificação dos pesquisadores.
Com desempenho de excelência e contínuo investimento em pesquisa, o IF Goiano reafirma seu papel estratégico no avanço científico, na produção de conhecimento e na promoção de oportunidades para estudantes e servidores.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais