Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Inauguração de Espaços Pedagógicos fortalece ensino, pesquisa e extensão
Início do conteúdo da página

Inauguração de Espaços Pedagógicos fortalece ensino, pesquisa e extensão

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 11 de Fevereiro de 2026, 12h10 | Última atualização em Quinta, 12 de Fevereiro de 2026, 18h49 | Acessos: 159

Autoridades políticas, gestores públicos, representantes de instituições parceiras, servidores, estudantes, pesquisadores e membros da comunidade externa participaram da inauguração dos espaços no Campus Rio Verde. 

imagem sem descrição.

Foram inaugurados o Centro de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Vigilância em Zoonoses e Saúde Única; o Centro de Pesquisa em Inovação e Inteligência de Negócios Agropecuários (CEINA); a Unidade de Produção de Bioinsumos; o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Aquacultura (NEPEAQUA); e o Bloco de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Também foi lançada a Pedra Fundamental do Restaurante Estudantil.

O diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães, abriu a solenidade destacando as parcerias que tornaram possível a construção dos novos ambientes institucionais.

Na ocasião, apresentou os estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Inteligência Artificial, além de mencionar a chegada do Mestrado em Formação de Professores e Práticas Educativas e do curso de Licenciatura em Pedagogia, reforçando o compromisso do campus com a verticalização do ensino.

Também se pronunciou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IF Goiano, professor Alan Carlos da Costa, que destacou os avanços da pós-graduação na instituição, especialmente os resultados alcançados na avaliação quadrienal da CAPES em 2025, que elevou os conceitos dos programas.

O reitor substituto do IF Goiano, professor Gilson Dourado, destacou, em seu discurso, a relevância do Campus Rio Verde para a consolidação de uma educação pública de qualidade, evidenciada pela oferta de cursos em diferentes níveis e modalidades de ensino. Ressaltou o compromisso e a dedicação dos servidores, cujo trabalho contínuo é fundamental para o pleno funcionamento da instituição e para o fortalecimento de suas atividades acadêmicas e administrativas.

Professor Gilson também enfatizou a importância das parcerias institucionais, reconhecendo que a cooperação com diferentes setores da sociedade é estratégica para ampliar oportunidades, viabilizar projetos e promover o desenvolvimento regional.

Presente na solenidade, o senador da República Vanderlan Cardoso falou sobre o apoio parlamentar ao IF Goiano, especialmente por meio da destinação de emendas que têm viabilizado ações estratégicas.

Entre os destaques está o fortalecimento dos projetos de aquacultura desenvolvidos pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Aquacultura (NEPEAQUA), contribuindo significativamente para o avanço científico e tecnológico na área.

 

Protocolo de Intenções entre IF Goiano e Fiocruz fortalece cooperação científica

A diretora de Ensino e Extensão do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Norma Cristina Cardoso Brandão, participou da inauguração do Centro de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Vigilância em Zoonoses e Saúde Única (CEPAV - Saúde Única). Durante a visita, foi assinado um Protocolo de Intenções entre o IF Goiano e a Fiocruz, consolidando novas perspectivas de cooperação institucional.

O instrumento tem como objetivo propiciar condições para o estabelecimento e a futura execução de ações conjuntas de interesse recíproco, de natureza técnica, científica e cultural, entre o IOC e o IF Goiano. A parceria está fundamentalmente voltada para a criação, estruturação e funcionamento de uma base de pesquisa conjunta, o CEPAV – Saúde Única), que está sob a coordenação do Jânio Cordeiro.

Entre as ações previstas estão:

  • Promoção da mobilidade de professores, pesquisadores, estudantes e técnicos administrativos das instituições envolvidas;

  • Acesso e uso compartilhado da infraestrutura institucional;

  • Cooperação técnico-científica para submissão e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão;

  • Realização de ações e eventos voltados à divulgação e à educação científica.

Conforme estabelecido no documento, as duas instituições envidarão esforços, no âmbito de suas competências, para a concretização de atividades específicas, como a elaboração de planos de trabalho e a celebração de acordos de cooperação técnica e convênios.

O Protocolo de Intenções terá vigência de 60 meses, contados a partir da data de sua assinatura.

 

Lançamento do 4º Concurso Desenvolve Rio Verde

Durante a cerimônia, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde, Mário Augusto Padula Castro, realizou o lançamento do 4º Concurso Desenvolve Rio Verde, iniciativa voltada à seleção e premiação de projetos inovadores com impacto no desenvolvimento do município. O concurso é direcionado a professores e estudantes das instituições de ensino da região.

O concurso tem como foco áreas estratégicas para o desenvolvimento do município, como agroindústria e inovação no agronegócio, turismo, tecnologia e transformação digital, além de ciência de dados aplicada a problemas de saúde e sociais. Os projetos deverão ser submetidos exclusivamente pela plataforma indicada pelo CODERV até 10 de julho de 2026.

Serão selecionados cinco projetos, que concorrerão a uma premiação total de R$ 23.600,00, distribuída conforme a classificação final. Além disso, os professores orientadores das propostas vencedoras também serão contemplados, com um montante adicional de R$ 12.400,00, reforçando a relevância da orientação acadêmica no desenvolvimento das iniciativas.

 

Após a cerimônia, os convidados participaram do descerramento das placas de inauguração.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes vereadores de Rio Verde, Nayara Barcelos, Chico KGL e Dieison Lima, além de representantes do Sindicato Rural de Rio Verde, da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde e de diversas outras entidades parceiras do IF Goiano. O evento também contou com a presença do ex-reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página