Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > IF Goiano assina convênio com Crea-GO

IF Goiano assina convênio com Crea-GO

Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2016, 13h27 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2016, 13h41 | Acessos: 1394

Parceria entre o IF Goiano e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás atende a uma reivindicação da comunidade acadêmica.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea– GO) firmaram um acordo que viabiliza o intercâmbio e a cooperação técnica entre as instituições. O acordo foi firmado na terça-feira, 16, em reunião realizada na sede do Conselho que contou com a presença do presidente do Crea-GO, Francisco Almeida, do Reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, do diretor do Campus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha e dos coordenadores dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária, professores Marconi Teixeira e Adriano Perin. A reunião também serviu para que pendências dos cursos fossem sanadas junto ao Conselho.

A parceria entre o IF Goiano e o Crea-GO é fruto de providências tomadas a partir de reivindicações feitas pelo Centro Acadêmico de Agronomia durante a realização da oitava edição da Reitoria Itinerante que ocorreu em Rio Verde no final do semestre passado. Na ocasião, os alunos solicitaram dos gestores ações referentes à regularização dos cursos no Conselho.

O convênio assinado envolve ações por parte das duas instituições. Caberá ao IF Goiano a disponibilização de documentos que se referem à forma de organização e às características dos cursos, como projetos pedagógicos e atos de autorização e de reconhecimento do curso em seus sites. O IF Goiano também disponibilizará professores/pesquisadores para colaborar com o Crea em assuntos relacionados a fornecimentos de cursos e palestras. O instituto se comprometeu ainda em auxiliar o Conselho goiano no atendimento às demandas apresentadas pelo poder público ao Crea, sobre a realização de laudos periciais, que demandam conhecimentos especializados e análises laboratoriais, objetivando prestar bons serviços à sociedade. Ao Crea-GO, caberá a disponibilização de palestrantes para atender as solicitações dos estudantes do IF Goiano sobre palestras nas áreas de Legislação e Ética do Sistema Confea/Crea. Divulgar junto aos grupos de profissionais interessados os cursos ofertados pelo instituto em níveis de graduação e pós-graduação. O Crea também vai arcar com custos de trabalhos técnicos e análises laboratoriais caso sejam necessários. O Conselho ainda poderá apresentar sugestões, em caráter colaborativo, aos projetos pedagógicos dos cursos do IF Goiano, dentre outros.

Para o reitor do IF Goiano, a assinatura do convênio significa uma atuação próxima entre  Conselho e academia na formação do profissional. A intenção, segundo professor Vicente, é que, ao finalizar seu curso, o profissional  enxergue a grande responsabilidade que é atuar como um profissional do Sistema Confea/Crea. "Eu percebo que essa parceria vem somar e realmente aproximar as duas instituições. Nossos profissionais terão uma  atuação consciente no mundo de trabalho”, declara o reitor.

Já o presidente do Crea, Francisco Almeida, destaca o estreitamento das relações entre as Instituições com foco no desenvolvimento acadêmico dos alunos. “O Crea quer participar e colaborar na formação desses alunos por meio de  palestras e cursos, para que possamos, em conjunto, formar um profissional que atenda às demandas do mer­cado com competência, ética e responsabilidade”, enfatiza.

Fonte: Crea-GO, adaptada