Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Recredenciamento Institucional: INEP atribui conceito 4 ao Campus Rio Verde

Recredenciamento Institucional: INEP atribui conceito 4 ao Campus Rio Verde

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2016, 09h55 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2016, 14h21 | Acessos: 2967

Este conceito mantém o IF Goiano ao lado das melhores instituições de ensino do Estado de Goiás.

Avaliadores do INEP

A nota máxima atribuída a uma instituição educacional é conceito 5, nota ainda não alcançada por nenhuma unidade de Goiás. De acordo com os dirigentes do Campus, a instituição instalada em Rio Verde está caminhando com a meta de elevar seu conceito para a nota máxima.

A avaliação ocorreu durante o processo de Recredenciamento Institucional que, no Campus Rio Verde, ocorreu entre os dias 7 e 10 de novembro de 2016. O Campus recebeu avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Mec), um trabalho realizado a cada 8 anos em unidades de ensino superior.

Durante a visita, foram verificadas instalações físicas, realizadas reuniões e análises de documentos institucionais, tais como: Estatuto, Regimento Interno, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos de Curso, Regulamentos, Relatórios de Avaliações Anteriores, Atas de Reuniões, Portarias, Resoluções e documentação funcional e acadêmica dos docentes, incluindo o currículo Lattes atualizado e comprovado, dentre outros.

Especificamente, o Recredenciamento Institucional é pautado em cinco eixos: 1) Planejamento e Avaliação Institucional: foco no trabalho da Comissão Própria de Avaliação; 2) Desenvolvimento Institucional: análise do PDI; 3) Políticas Acadêmicas: avalia como o ensino, a pesquisa e a extensão interagem, focando no aprendizado dos discentes; 4) Políticas de Gestão: política de pessoal, a organização e a gestão financeira da instituição; 5) Infraestrutura Física: capacidade física para desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa extensão.

No transcorrer dos três dias de avaliação, ocorreram diversas reuniões com gestores da reitoria do IF Goiano e do Campus Rio Verde: coordenadores de cursos, integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA), servidores técnico-administrativos, docentes e discentes.

Os conceitos vão de 1 a 5, sendo considerados insuficientes conceitos inferiores a 3, podendo acarretar impedimento de abertura de novos processos seletivos. Já o conceito 3 é considerado de qualidade suficiente, conceito 4 (muito bom) e conceito 5 (conceito excelente).

O conceito obtido ratifica os avanços da instituição e maximiza sua projeção no país.