A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Pedagogia da Alternância: estudantes concluem a 5ª etapa de estudos
Início do conteúdo da página

Pedagogia da Alternância: estudantes concluem a 5ª etapa de estudos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2016, 16h19 | Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2017, 12h49 | Acessos: 843

Projeto "Formação profissional e mobilização comunitária da juventude camponesa goiana" realizado no Campus Rio Verde está próximo de sua conclusão.

O projeto é fruto de uma parceria entre o IF Goiano - Campus Rio Verde, o CNPq, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e movimentos sociais, como Movimento dos Trabalhos Sem Terra (MST) e Movimento Camponês Popular (MCP). Durante dois anos, jovens de assentamentos e de pequenas propriedades rurais tiveram a oportunidade de fazer o curso Técnico em Agropecuária com enfoque agroecológico na modalidade da Pedagogia da Alternância, que consiste  em intercalar períodos de convivência em sala de aula com períodos de atuação no campo, preferencialmente onde residem ou trabalham. 

A dinâmica desenvolvida pelos coordenadores do curso oferecido pelo Campus Rio Verde foi de 35 dias na instituição para assimilação de conteúdos teóricos e 60 dias em suas comunidades para praticar os conhecimentos já adquiridos. De acordo com o coordenador-geral do programa em Rio Verde, professor José Wéselli de Sá Andrade, a pedagogia da alternância visa a profissionalização de jovens que teriam dificuldades em frequentar escolas nos centros urbanos. "É uma forma da escola chegar próximo a esse público, evitando assim, o êxodo rural e, consequentemente, precarização de sua mão de obra".

Estão concluindo o curso, 20 alunos oriundos de várias regiões goianas e de cidades do Piauí. Com o fim da quinta etapa, prossegue agora o período de estágios previsto para finalizar em maio de 2017. A formatura do grupo já está marcada. Acontecerá dia 27 de maio.

Além dos professores das instituições envolvidas, boa parte do quadro docente do IF Goiano esteve envolvida nas atividades. São eles:

Adriano Marcos Fuzaro, Sandra Mara S. Lemos de Oliveira, Orlando C. Pina Filho, Ipojucan de Goiás Brasil, João Cleber M. da Silveira, Fabiana Ramos dos Santos, José Weselli de Sá Andrade, Wellington Donizete Guimarães, Rogério Antonio Mauro, Adriano Perin, Leandro Carlos (IFGoiano), Ana Paula C. Gomide, José Aurélio V. Rubio, Bruno Botelho Saleh, Fabiana Ramos dos Santos, Autielis A. Rodrigues Ferreira, João das Graças Santana, Adriano Carvalho, Milton Dornelles, Kennedy A. Barbosa, Priscila Alonso, Geovana Rocha Plácido, Élis Bento e Telma Aparecida S. Falbo.

Veja fotos

 

Assessoria de Comunicação Social

curta nossa fanpage

Fim do conteúdo da página