Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Atividades de extensão da instituição já são referência nacional
Início do conteúdo da página

Atividades de extensão da instituição já são referência nacional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Domingo, 12 de Março de 2017, 19h06 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 20h27 | Acessos: 584

Além do ensino e da pesquisa que avançam no campus, as atividades de extensão também são expressivas, dentre elas, destacam-se o projeto social Bom de Nota, Bom de Bola e atividades ligadas a assentamentos rurais.

imagem sem descrição.

A escolinha de futebol foi implantada no início de 2007 com o objetivo de proporcionar inclusão social por meio do esporte. Desde então, tem ajudado meninos entre 8 e 12 anos a resgatar a cidadania, muitos deles, tendo inclusive, ingressado em cursos técnicos e posteriormente em cursos de graduação do campus. O projeto é uma realização do setor de Esportes e Lazer da instituição. Além de ensinar as técnicas do futebol, a equipe formada de educadores físicos, psicólogos e assistentes sociais trabalham com as crianças conceitos voltados para o desenvolvimento de bons hábitos, como respeito ao próximo e ao meio ambiente. A iniciativa ganhou projeção nacional com a publicação nos Cadernos Temáticos produzidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Outro projeto de extensão de grande destaque é o “Formação profissional e mobilização comunitária da juventude camponesa goiana”. É fruto de uma parceria entre o IF Goiano - Campus Rio Verde, CNPq, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e movimentos sociais, como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Movimento Camponês Popular (MCP). Durante dois anos, jovens de assentamentos e de pequenas propriedades rurais tiveram a oportunidade de fazer o curso Técnico em Agropecuária com enfoque agroecológico na modalidade da Pedagogia da Alternância, que consiste em intercalar períodos de convivência em sala de aula com períodos de atuação no campo, preferencialmente onde residem ou trabalham. 

A dinâmica desenvolvida pelos coordenadores do curso oferecido pelo Campus Rio Verde foi de 35 dias na instituição para assimilação de conteúdos teóricos e 60 dias em suas comunidades para praticar os conhecimentos já adquiridos. De acordo com o coordenador-geral do programa em Rio Verde, professor José Wéselli de Sá Andrade, a pedagogia da alternância visa a profissionalização de jovens que teriam dificuldades em frequentar escolas nos centros urbanos. "É uma forma da escola chegar próximo a esse público, evitando assim, o êxodo rural e, consequentemente, precarização de sua mão de obra". Estão concluindo o curso, 20 alunos oriundos de várias regiões goianas e de cidades do Piauí. Com o fim da quinta etapa, prossegue agora o período de estágios previsto para finalizar em maio de 2017. 

Outros 30 projetos de extensão já estão sendo executados.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos

curta nossa fanpage

 

Fim do conteúdo da página