Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Pesquisa e pós-graduação em acelerado processo de expansão

Pesquisa e pós-graduação em acelerado processo de expansão

Publicado: Domingo, 12 de Março de 2017, 19h33 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2017, 22h49 | Acessos: 632

Instituição oferece atualmente 7 cursos de mestrado e 2 de doutorado. Os programas já formaram juntos, 238 mestres e 25 doutores.

O Campus Rio Verde do IF Goiano chegou no município no final da década de 1960 com o nome Ginásio Agrícola. Desde então, tem passado por diversas transformações até chegar a estrutura de hoje denominada de Instituto Federal. Uma das características desse novo modelo de ensino profissional é a verticalização de ensino, que consiste na oferta de cursos de níveis variados, de técnico a pós-graduação. A instituição goiana é uma das poucas do País que já possui a verticalização totalmente consolidada oferecendo atualmente, 11 cursos de graduação - sendo 3 engenharias, 8 cursos técnicos, 2 cursos de Educação de Jovens e Adultos na modalidade de ensino médio integrado ao técnico, 7 cursos de mestrado e 2 cursos de doutorado, sendo um deles em consórcio com a UNB, UFG, UFMT, UFMS e PUC-GO.

Além da oferta de vagas, que resulta em formação de pesquisadores, os programas de pós-graduação do campus têm sido um grande chamariz para captação de recursos. De acordo com o diretor de pesquisa e pós-graduação, professor Alan Carlos Costa,  desde 2009, mais de 15 milhões de reais foram captados em verbas, que resultaram em melhoraria na infraestrutura de prédios administrativos, salas de aula, laboratórios e aquisição de equipamentos de última geração. Ao longo dos anos, o Instituto Federal Goiano tem mantido posição de destaque nos editais do CNPq, com o maior número de projetos aprovados.

Desde 2008, quando iniciou-se a oferta de cursos de pós-graduação até os dias de hoje, o campus já formou 124 mestres em Agronomia, 73 em Zootecnia, 35 em Agroquímica, 6 em Tecnologia de Alimentos, além de 25 doutores em Agronomia.

Esse avanço no ensino de todos os níveis tem atraído a atenção de dirigentes de outras instituições que visitam o campus a fim de conhecer sua rotina administrativa e pedagógica.  Recentemente, a unidade recebeu uma comitiva do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), liderada pelo reitor, professor Antônio Venâncio Castelo Branco. O grupo veio conhecer o programa de pós-graduação em ciências agrárias com o qual pretende estabelecer parcerias.

São esses os programas de pós-graduação oferecidos atualmente:

Mestrado em Agroquímica

Mestrado em Biodiversidade e Conservação