Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Relações étnico-raciais e educação: ações têm início no campus

Relações étnico-raciais e educação: ações têm início no campus

Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 20h42 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2017, 14h48 | Acessos: 1233

Constituído no final do ano passado, o  Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IF Goiano – Campus Rio Verde, já está atuando em diversas atividades.

Oficina de contação de histórias

O Núcleo é presidido pela professora Patrícia Gouveia, que também coordena o projeto de extensão Relações étnico-raciais e educação: refletindo conceitos e experiências do cotidiano na escola. Projeto esse que conta com a participação de servidores docentes e técnico-administrativos do campus, além de alunos bolsistas e voluntários. Também colabora com o projeto,  o professor Bruno de Oliveira Ribeiro, da Universidade de Rio Verde (UniRV).

O projeto de extensão está diretamente ligado ao Neabi e as ações têm caminhado de forma simultânea. A primeira delas ocorreu em fevereiro, quando os alunos fizeram um levantamento geral sobre a relação negros e brancos. Os dados foram apresentados aos membros do núcleo e do projeto de extensão e a partir de então, começaram as discussões. A primeira delas foi conduzida pelo professor Bruno que desenvolve pesquisa de doutorado sobre o negro e as políticas de ações afirmativas. Em outro momento, a pedagoga Gilma Guimarães fez uma explanação sobre as artimanhas da razão imperialista, na perspectiva de Pierre Bordieu.

Como parte das ações, a professora Sândara Lima Emrich realizou uma oficina de contação de histórias. A ideia é formar contadores de histórias para atuar nas escolas da rede municipal de ensino no intuito de valorizar a cultura afro-brasileira e indígena.

O Neabi já está articulando visitas à cidades históricas e comunidades quilombolas. O primeiro encontro aberto a toda a comunidade está sendo programado para ocorrer no dia 26 de abril.

Como forma de divulgar as ações do grupo, uma fanpage do está sendo criada. Por meio dela, os membros pretendem promover discussões acerca de temáticas que envolvem as relações étnico-raciais, especialmente voltadas à população afrodescendente e indígena.

Setor de Comunicação Social e Eventos

curta nossa fanpage