Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > 8º Fecarv reuniu grandes talentos da música do Campus Rio Verde

8º Fecarv reuniu grandes talentos da música do Campus Rio Verde

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 10h41 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 13h28 | Acessos: 1424

A final do 8º Festival da Canção do Campus Rio Verde (Fecarv), ocorrida esta semana,  transformou o salão social da instituição em um grande palco cultural, onde grandes talentos artísticos do Campus Rio Verde se expressaram na forma de música e dança.

Antes da apresentação dos candidatos, o público prestigiou o cantor Rodrigo Mendes de Goiânia, que iniciou o evento com uma boa dose de pop rock. A abertura oficial do 8º Fecarv foi realizada pelo Pró-Reitor de Administração, Prof. Claudecir Gonçales que, na ocasião, representava o Magnifico Reitor, professor Vicente Pereira de Almeida. Também presente o Diretor-Geral do Campus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha, que mesmo em férias fez questão de prestigiar o evento acompanhado da sua filha caçula, a Clara.

A escuridão do salão foi iluminada pelos holofotes sobre os dez candidatos classificados para a final, muitos deles talentos já conhecidos pelo belíssimo trabalho que o Núcleo de Artes, Ciência e Cultura (NAIF) realiza. Já outros, uma grande surpresa para estudantes e servidores que lotaram o ambiente. No palco, música de todos os estilos como sertanejo, gospel, pop rock, MPB e hits estrangeiros.  A cada apresentação, o público vibrava extasiado pela melodia e pela forma intensa e profissional com que os candidatos se apresentavam.

Enquanto o público se divertia, aos jurados restavam o grande desafio de avaliar e selecionar os melhores candidatos que seriam premiados nas quatro classificações do festival. No júri, veteranos no festival, como Eduardo Rodrigues, Juliana Sales, Edson Souchie, Aline Gobbi, Eli Medeiros, Cristiane Gajo e, também, Carlos Sobrinho e Marlus Silva integrando pela primeira vez o corpo de jurados do Fecarv.

Um dos momentos marcantes da noite foi a apresentação da dançarina Cristina Mendes do Studio de Dança Cristina Mendes. A artista apresentou alguns números da dança do ventre numa performance impactante e bela. Enquanto os jurados saíram para fechar as notas, o cantor Rodrigo Mendes manteve no mais alto nível a animação e a diversão do público.

Incentivados nas últimas edições, este ano a participação de candidatos com músicas autorais foi também mais expressiva. O que o público ouviu foram letras inteligentes, poesia na forma de música, expressão de sentimentos, ideias e um convite à reflexão sobre temas antigos mas que ainda são feridas da sociedade atual como, por exemplo, o preconceito.

Premiação

Ao final, três candidatos foram premiados com valores de 700, 500 e 400 reais pela ordem de classificação, que ficou assim definida:

1ª colocada: Noemi Pessoa Soares (música Agnus Dei), estudante do curso de Agronegócio;

2ª  colocada: Maryana Oliveira Azevedo (música “Em teus braços” de Laura Souguellis), Mestranda em Biodiversidade e Conservação;

3º colocado:  Alexander Rodrigues Pessoa (música “Falso moralismo” – autoral), Bacharelado em Ciências Biológicas.

O estudante da Engenharia Civil, Alisson Lima Rosa, levou o prêmio de R$ 450,00 pela música “Nada será em vão” na categoria melhor música autoral.

Talentos da produção científica

O Festival integra as atividades culturais do 6º Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde e do 7º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do IF Goiano. Na ocasião, foram entregues a premiação aos melhores trabalhos apresentados durante o evento pelos discentes da iniciação científica e também da pós-graduação.

Na categoria Iniciação Científica:

Primeiro lugar: Izadora Andrade Gonçalves, orientada pelo prof. Sebastião Carvalho Vasconcelos Filho;

Segundo Lugar: Giselle S. Faria, orientada pela profa. Valdneia Casagrande Dalvi;

Terceiro lugar: Rosana Silva Souza, orientada pelo prof. Carlos Ribeiro Rodrigues.

Na categoria Pós-Graduação:

Empatados no Primeiro lugar: Samylla Tássia Ferreira de Freitas (mestranda), orientada pelo prof. Fábio Dyszy; e Patrícia Oliveira Silva (doutoranda), orientada pelo prof Leandro Carlos.

Empatados em segundo lugar: Luciana Minervina de Freitas Moura (doutoranda); orientada pelo prof. Alan Carlos Costa; e Fernando Rodrigues (mestrando), orientado pelo prof. Marconi Batista.

Terceiro lugar: Marcelino Benvindo de Souza (Mestrando), orientado pela profa. Lia Raquel.

Na plateia, estudantes de vários cursos, servidores docentes e técnico-administrativos e familiares dos candidatos e dos servidores. A Diretora de Administração, Lucilene Bueno, que tradicionalmente prestigia o evento e participa da entrega da premiação, estava acompanhada de vários servidores da sua diretoria que também participaram da entrega da premiação aos candidatos.

Desde a sua concepção o Fecarv é organizado pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e, no comando da festa, o prof. Alan Carlos Costa, que responde pela Diretoria. Nesse ano, a Comissão Organizadora foi reforçada, pois contou com o trabalho dos servidores Haiahani Passos, Gerente de Ensino Médio e Técnico, Laércio Contarato, Karen Terossi e os estudantes da pós-graduação Douglas Alves, Arthur Rodrigues e Alef Viana, além do prof. Aurélio Neto, que mesmo estando na Flórida contribuiu a distância.

Encerrando as atividades da noite, o prof. Alan, agradeceu aos presentes e à Empresa Look Som, patrocinadora do evento. A expectativa de todos os presentes é repetir toda a emoção da noite na nona edição do evento, em 2018.

Confira fotos

Colaborou: professor Alan Carlos Costa