Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Colação de Grau encerra mais um ciclo na vida acadêmica de 90 formandos

Colação de Grau encerra mais um ciclo na vida acadêmica de 90 formandos

Publicado: Domingo, 18 de Março de 2018, 10h59 | Última atualização em Quinta, 22 de Março de 2018, 09h05 | Acessos: 2033

Salão da Igreja Assembleia de Deus ficou lotado para a cerimônia de formatura dos concluintes de cursos técnicos e de graduação do Campus Rio Verde.

Dezenas de faixas, cartazes e balões metalizados se espalharam pelo local que ficou completamente tomado de confetes. Os convidados produziram um belo efeito sonoro, resultado de aplausos, gritos e buzinas, tudo para homenagear os 90 formandos que chegaram ao fim de mais uma jornada acadêmica.

A solenidade foi presidida pelo reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, que teve ao seu lado, o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Anísio Corrêa da Rocha, o diretor de ensino, professor Edson Luiz Souchie, o diretor de extensão, professor José Wéselli de Sá Andrade e o diretor de pesquisa e pós-graduação, professor Alan Carlos Costa, que gentilmente, conduziu o cerimonial da formatura.

Também presentes, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Fabiano Guimarães da Silva, o gerente de ensino de graduação, professor Alessandro de Moraes, a gerente de ensino médio e técnico, professora Haihani Silva Passos e a professora Priscila Alonso, coordenadora do curso Técnico em Alimentos, convidada a representar todos os coordenadores de cursos do campus.

Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil, que teve início em 2013 no Campus Rio Verde, formou sua primeira turma de concluintes. Para os pioneiros do curso, o momento foi ainda mais significativo, já que estão deixando suas marcas para os novos alunos que estão chegando. A trajetória deles foi contada pelo professor Michell Macedo, homenageado da turma e também pioneiro na implantação do curso. Segundo ele, os desafios foram muitos, mas a turma entendeu a importância de transpor as barreiras e não mediu esforços para isso.

O diretor-geral, professor Anísio, destacou a importância da atuação do professor Michell frente às demandas do curso e lembrou também das emendas parlamentares do deputado federal Heuler Cruvinel que viabilizaram muitas ações para o funcionamento das atividades referentes ao curso de Engenharia Civil. Em seu discurso, ressaltou o trabalho dos servidores da instituição, que têm se desdobrado em várias funções para fazer funcionar uma engrenagem tão grande e complexa como a que se tornou o Campus Rio Verde do IF Goiano. Aos alunos expressou seu sentimento de gratidão por terem escolhido a instituição para se formarem e disse ter certeza de que todos contribuirão para o desenvolvimento regional e nacional.

Conceito Institucional 5

No finalzinho do ano passado, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o conceito institucional atribuído ao IF Goiano, por ocasião do recredenciamento institucional – CONCEITO 5 – que coloca a instituição entre as dez melhores instituições públicas federais do país, sendo a única no estado de Goiás com esse conceito e, também, o único Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia a obter esta pontuação. Sem dúvida, uma conquista que envolve toda a comunidade acadêmica, como alunos, professores e técnicos administrativos. Essa conquista ecoou nas falas do diretor de ensino do campus, professor Edson e do reitor do IF Goiano, professor Vicente.

Professor Edson explicou a importância de toda a dinâmica exercida na instituição envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão, que refletiu diretamente na obtenção do conceito máximo. Por fim, convidou os formandos a continuarem seus estudos ingressando em um dos cursos de pós-graduação oferecidos na unidade. Já o reitor, ressaltou o envolvimento de todos os outros campi que fazem parte do conglomerado IF Goiano (13 no total)  no sentido manter o índice com vistas à oferta de um ensino de excelência. Professor Vicente dirigiu-se aos familiares e amigos dos formandos dizendo o quão é importante a participação de todos na vida de quem está se formando. Lembrou também de sua trajetória como estudante de um curso técnico no Campus Rio Verde, que segundo ele, o impulsionou a dar prosseguimento a sua carreira acadêmica.

Discurso da Oradora

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi o discurso da oradora da turma Jéssika Galvão Perillo, do curso de Engenharia Civil. Jéssika falou de sonhos e lamentou que muitos os enterram “nos escombros dos seus problemas”, mas que é preciso desenterrá-los superando traumas, conflitos e tensões. A jovem falou também dos desafios enfrentados por aqueles que decidem fazer um curso superior, desde o vestibular até a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desafios, segundo ela, suavizados pela ajuda de professores, pais e amigos.

Conclui dizendo: “Vocês nos chamam de formandos, mas na verdade somos sonhadores. E hoje, ao levantar este canudo estaremos fazendo nosso sonho levantar vôo. Essa é só mais uma conquista das muitas que virão”. Ao final, provoca: “Agora eu pergunto a todos vocês que estão aqui hoje. Quais os medos têm impedido o sonho de vocês a levantar vôo?”

A solenidade também contou com a presença da vereadora Marussa Boldrin  e do pastor da Igreja Assembleia de Deus, Aldo Soares de Souza – a quem a direção do campus agradece pelo espaço cedido para a cerimônia.

A instituição conferiu grau a formandos dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Saneamento Ambiental e Zootecnia e fez entrega simbólica de certificados aos concluintes dos cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos e Contabilidade.

Veja fotos

Setor de Comunicação Social e Eventos