Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Conheça o novo curso superior do Campus Rio Verde
Início do conteúdo da página

Conheça o novo curso superior do Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 14h55 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 09h42 | Acessos: 1870

Bacharelado em Administração é o mais novo curso de graduação do Campus Rio Verde do IF Goiano. A primeira turma ingressará no início de 2019.

O curso tem por objetivo geral atuar em conformidade com os novos contextos que se apresentam no mundo globalizado, equilibrando a lógica da profissionalização exigida no mundo do trabalho e a lógica do Instituto Federal como formador de conhecimento por meio de sua estrutura acadêmica e física. 

Este curso permitirá contribuir com a formação de administradores por meio da difusão, análise e questionamento abordando um conjunto de conhecimentos e recursos que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades, tais como liderança, adaptação, negociação, planejamento e organização, trabalho em equipe,  inovação, empreendedorismo, comunicação e responsabilidade social, dentre outras, visando formar profissionais reflexivos para atuarem em um mundo de trabalho caracterizado por profundas e rápidas transformações, dotando esses egressos de senso crítico e capacidade de responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento, de modo geral, e de forma específica, capazes de atuarem profissionalmente em todas as áreas específicas da profissão.

Tem por objetivo também, formar profissionais que viabilizem soluções competitivas para o desenvolvimento e prospecção de negócios e novos mercados, nos mais diversos segmentos de empresas, a partir do domínio dos processos de gestão e das tecnologias de informação e comunicação.

O curso tem duração prevista de 4 anos (8 semestres) e será ofertado no turno noturno, podendo ocorrer aulas aos sábados quando necessário.

O perfil do profissional:

O curso de Bacharelado em Administração permitirá condições para que o bacharel em Administração esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como a desenvolver o alto gerenciamento e a assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

A formação profissional visa também desenvolver nos discentes as seguintes competências e habilidades: Iniciativa, criatividade e determinação seja em ações administrativas como nas políticas das empresas; Interesse no aprender, flexível às mudanças e consciente da qualidade e das implicações éticas, sociais e ambientais do seu exercício profissional; Expressar-se de maneira crítica e criativa compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais; Capaz de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais; Apto em reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão e ser capaz de desenvolver consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Ressalta-se que estas competências e habilidades serão possíveis pelos conteúdos a serem tratados nas disciplinas cujos conteúdos de Formação Básica relacionam-se com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da informação e das ciências jurídicas; de conteúdos de Formação Profissional: relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços; de conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração; e de conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

Serão formados profissionais capazes de produzir e aplicar conhecimentos relativos aos diversos campos de atuação da Administração, preconizando a excelência organizacional e o bem-estar das pessoas, com ética e responsabilidade, adaptando-se aos contextos de forma inovadora, e consciente do impacto de suas ações sobre a sociedade e o ambiente.

Processo seletivo:

Para concorrer a uma das vagas ofertadas para o ingresso na primeira turma, os interessados têm até o dia 25 de novembro para se inscrever, exclusivamente pela internet (veja edital abaixo). A classificação ocorrerá por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cotas e resultado - O IF Goiano reservará 50% das vagas destinadas ao Processo Seletivo para os candidatos provenientes de escolas públicas, observadas as condições presentes no Edital. O resultado final do certame está previsto para ser divulgado até 15 dias após a publicação do resultado final do Enem.

Sisu - O ingresso em um curso superior do IF Goiano também pode ser realizado via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Para essa seleção, a instituição destina 30% do total das suas vagas, totalizando 584 vagas para 2019. O edital com as normas para essa seleção será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).


Clique e veja o edital

 

Fim do conteúdo da página