Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Pesquisadora da UNESP ministra aula inaugural para a turma de pós-graduandos
Início do conteúdo da página

Pesquisadora da UNESP ministra aula inaugural para a turma de pós-graduandos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 09h16 | Última atualização em Terça, 11 de Setembro de 2018, 17h09 | Acessos: 1362

Professora Vanderlan Bolzani do Instituto de Quimica da UNESP de Araraquara-SP fez um retrospecto histórico dos 70 anos da ciência no Brasil.

O evento fez parte das atividades de recepção dos novos alunos dos programas de pós-graduação do Campus Rio Verde do IF Goiano e contou com as presenças do reitor, professor Vicente Pereira de Almeida e do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Fabiano Guimarães. O diretor-geral da instituição, professor Anísio Correa da Rocha, também esteve presente, assim como o diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação do Campus Rio Verde, professor Alan Carlos Costa.Professora Vanderlan, que também é vice-presidente da SBPC, fez questão de ressaltar a importância dos Institutos Federais para a pesquisa no país, uma vez que suas unidades estão presentes em várias localidades e, portanto, ao alcance de um maior número de pessoas

Sobre a história da ciência no Brasil, a palestrante lembrou do surgimento da SBPC, há setenta anos, que consistiu em uma sociedade de cientistas que intencionava estender os conhecimentos científicos a todas as camadas sociais. Vanderlan falou ainda da criação da Capes e CNPq, iniciativas que passam a organizar o sistema de pós-graduação no país. Lembrou ainda do cerceamento da cultura e ciência na época da ditadura e da participação da SBPC em decisões importantes para a nação, citando sua contribuição no projeto de implantação do código florestal e na criação das fundações de apoio a pesquisas.

Sobre a ciência nos dias atuais, a pesquisadora reiterou a importância de investimentos, uma vez que considera que a destinação de recursos para a ciência e tecnologia não é gasto, é investimentos. Vanderlan instigou os novos pesquisadores a buscar a excelência na pesquisa, uma vez que ocupam espaço privilegiado de conhecimentos.

Programas de pós-graduação do Campus Rio Verde do IF Goiano:

Mestrado em Agroquímica

Mestrado em Biodiversidade e Conservação

Mestrado em Bionergia e Grãos

Mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade

Mestrado em Tecnologia de Alimentos

Mestrado em Zootecnia

Mestrado e Doutorado em Ciências Agrárias

Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade

 

Recepção aos calouros de cursos técnicos:

Ao longo do mês de agosto, os novos alunos dos cursos técnicos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a instituição e sobre os benefícios aos quais têm direito. Foram realizados diversos encontros entre os calouros e os dirigentes de vários setores, como a Gerência de Assistência Estudantil, que coordena programas assistenciais, como Bolsa Alimentação e Auxílio Permanência e a Gerência de Extensão, responsável pelos estágios.  

Cursos técnicos oferecidos no campus:

Edificações

Segurança do Trabalho

Química

Informática

Contabilidade

Biotecnologia

Alimentos

Agropecuária

Administração

 

Setor de Comunicação Social e Eventos

 

 

Fim do conteúdo da página