Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Formação de professores nos IFs foi tema da conferência de abertura de eventos de Química e Biologia

Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 13h43 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 18h30 | Acessos: 1886

IX Semana Acadêmica de Ciências Biológicas e II Semana de Química começam com um importante debate sobre a formação inicial de professores nos Institutos Federais. O tema foi conduzido pela professora do Campus Rio Verde, Rosenilde Nogueira Paniago.

Para um público, essencialmente composto de acadêmicos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química do Campus Rio Verde do IF Goiano, professora Rosenilde falou das dificuldades da prática docente nos dias atuais, no entanto, apresentou argumentos importantes sobre a essência do ser professor. Segundo ela, a docência é uma missão que promove a interação humana e para ser professor, é necessário ter consciência disso. “Nós, professores, não sabemos tudo. Vivemos aprendendo, diariamente, com nossos alunos”. Rosenilde foi além e disse que, além de ensinar como estudar e como aprender, também são atribuições do exercício da docência, ensinar a questionar e a organizar-se de modo coletivo. “Ser professor é ensinar para ser”, enfatizou.

A palestrante falou ainda dos programas institucionais que tem feito a diferença na formação de professores e citou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que consiste na oferta de bolsas aos licenciandos para que estes possam se dedicar ao estágio nas escolas públicas, antecipando assim seu vínculo com os alunos.

Outro programa citado foi o recém-criado Residência Pedagógica, que a exemplo do Pibid, objetiva promover a imersão do licenciando nas escolas de educação básica a partir da segunda metade do curso, imersão essa que deve contemplar, dentre outras atividades, a regência de sala de aula e as intervenções pedagógicas sob a supervisão de um professor da escola que tenha experiência na área de ensino do licenciando, estando este também vinculado a um professor da instituição formadora.

Por fim, professora Rosenilde falou da necessidade de se combater o grande índice de evasão nas licenciaturas e uma das soluções que ela aponta, seria investir no professor, para que se sinta motivado a abraçar a profissão.

A IX Semana de Biologia e II Semana de Química prosseguem até o dia 14 quando se juntam ao Encontro de Formação do Programa Residência Pedagógica e Pibid. Confira os temas de minicursos e palestras de cada evento:

IX Sabio

II Semana de Química