Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Palestra com tema "Suicídio: saber para prevenir" reúne alunos e servidores
Início do conteúdo da página

Palestra com tema "Suicídio: saber para prevenir" reúne alunos e servidores

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 18h43 | Última atualização em Segunda, 01 de Outubro de 2018, 16h31 | Acessos: 675

A atividade faz parte das mobilizações acerca da Campanha Setembro Amarelo que visa chamar a atenção para a temática do suicídio, já considerado um problema de saúde pública em todo o mundo. No Campus Rio Verde as ações estão sendo coordenadas pela equipe de trabalho da Assistência Estudantil e por estudantes da Empresa Júnior Quality Alimentos, do curso de Engenharia de Alimentos.

A palestra foi proferida pela psicóloga Synara Branquinho que abordou o tema suicídio de uma forma simples e direta, em um esforço de quebrar o forte tabu que ainda existe em torno do assunto. Segundo ela, este tabu foi sendo construído ao longo dos anos seguindo o entendimento de que falar do ato extremo contra a própria vida possa acarretar efeitos colaterais e provocar incidência de mais casos.

Isso não é verdade, conforme a psicóloga, que afirma basear-se em estudos que mostram exatamente o contrário. “Falar é a melhor solução”, afirmou, enfatizando que os riscos estão na indiferença mediante uma situação que já apresenta sinais. “Não devemos ignorar a situação, fazer o problema parecer trivial. O suicídio não pode ser tratado com tanto desprezo”, pontuou.

Sinais verbais e comportamentais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo, sendo que de 10 casos, 9 poderiam ser evitados. Os especialistas dizem que, em geral, os suicídios são planejados e as pessoas avisam ou dão sinais comportamentais. Reconhecer estes sinais e oferecer apoio podem ser decisivos para o indivíduo começar um caminho de superação do sofrimento.

Durante sua palestra, a psicóloga falou de alguns sinais verbais e comportamentos que são emitidos pelo indivíduo que está acometido pela ideia de se livrar do sofrimento tirando sua própria vida. Citou por exemplo, atitudes como desfazer de objetos importantes, comprar armas e remédios, despedir-se de parentes e amigos, apresentar constante irritabilidade, choro ou culpa, dentre outros.

Sobre os sinais verbais, Synara elencou algumas frases, do tipo: “Eu quero morrer”; “Ninguém precisa mais de mim”; “Só a morte poderá resolver essa situação”, etc. Conforme a psicóloga esses sinais são na verdade um pedido de socorro, muitas vezes ignorado por pessoas próximas.

Synara também alertou para a necessidade de ficar atento às mudanças de hábitos das pessoas, como por exemplo, gostavam de futebol e de repente, perdeu o interesse. Segundo ela, nenhum sinal deve ser ignorado, do contrário, isso pode custar uma vida.

Os profissionais de saúde dizem que o suicídio vem sempre acompanhado de complexidades significativas, em que o objetivo nem sempre é a morte, mas o fim do sofrimento pelo qual está passando. Aspectos ligados a transtornos mentais, como esquizofrenia, bipolaridade, dependência química, alcoolismo e depressão são as causas mais comuns, sendo a depressão considerada a sua principal causa.

Quality Alimentos

Além das ações dos profissionais de saúde do campus, a Empresa Quality Alimentos Jr., formada por acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos também têm se mobilizado em torno da temática . Grupos de alunos estão percorrendo as salas de aulas nos três turnos e conversando com os estudantes sobre a importância de buscar ajuda e de falar sobre suas angústias com as pessoas próximas. Os estudantes também reforçam o pedido a todos para que busquem entender o sofrimento do próximo sem fazer julgamentos.

Para simbolizar a campanha, dois laços amarelos foram colocados nas dependências do campus. 

Onde buscar ajuda

O Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) do Campus Rio Verde coloca-se à disposição para atender a todos que necessitem de um apoio.

Os postos de saúde pública do município também estão preparados para este tipo de atendimento. 

Uma entidade de apoio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pelo telefone 188. 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página