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Dia 10 de junho começa a primeira avaliação dos professores pelos alunos no Q-Acadêmico

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Publicado: Sexta, 31 de Mai de 2019, 09h58 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 11h20 | Acessos: 913

Avaliar um profissional, um servidor público, é uma tarefa que exige responsabilidade, ética e reflexão, segundo a Gerência de Ensino

Os alunos do IF Goiano - Campus Trindade podem realizar a avaliação docente pelo sistema Q-Acadêmico a partir do dia 10 até o dia 21 de junho. A avaliação acontece semestralmente e o resultado é computado para progressão do servidor docente, conforme regulamento em vigor pela Resolução Nº 007/2018 do IF Goiano.

O objetivo da avaliação, segundo a Gerência de Ensino do Campus Trindade, é auxiliar os professores a melhorar cada vez mais a qualidade da educação ofertada e promover a oportunidade dos alunos avaliarem cada docente para a progressão funcional. A avaliação é realizada por meio eletrônico no Q-Acadêmico.  Veja o conteúdo abordado no questionário.

De acordo com a Gerência, avaliar um profissional é uma tarefa que exige responsabilidade, ética e reflexão. Confira abaixo mais detalhes de cada um dos dez itens a serem avaliados, em conceitos de 0 a 10. O resultado da avaliação é restrito à Gerência de Ensino e a Comissão Permanente de Avaliação Docente pelo Discente (CPADD), esta última conduz todo o processo.

1.Pontualidade e Assiduidade
Cumpre o início e término do horário de aula e a ministra regularmente.

2.Critérios de avaliação
Utiliza formas de avaliação diversas ao longo de cada ciclo avaliativo (por exemplo: provas individuais, em dupla, com consulta, provas com questões objetivas e discursivas, atividades em sala, trabalhos, seminários, projetos, etc), explicando os critérios e discutindo-os com a turma.

3.Metodologia de ensino
Ministra as aulas de diferentes maneiras (por exemplo: aulas expositivas, debates, aula prática, aula de campo, oficinas, trabalhos em grupo, seminários, etc), sempre que possível, expondo o conteúdo de forma clara e utilizando linguagem compreensível.

4.Comprometimento com a aprendizagem
Compromete-se com a efetiva aprendizagem dos alunos, mostrando-se disponível, por exemplo, para atendê-los em suas particularidades de aprendizado.

5.Participação dos alunos
Incentiva a participação dos estudantes nas atividades programadas da disciplina, ouvindo seus questionamentos e contribuições.

6.Apresentação do Plano de Ensino
Apresenta, no início do semestre, a programação da disciplina, com objetivos, ementa, conteúdos, critérios de avaliação e referências.

7.Integração dos conteúdos
Busca relacionar, sempre que possível, os conteúdos de sua disciplina com o cotidiano, com a realidade econômica e social local, e com as demais disciplinas, da mesma ou de outras áreas do conhecimento.

8.Conhecimento dos conteúdos
Demonstra ter conhecimento do conteúdo da disciplina sob sua responsabilidade.

9.Apoio ao aluno
O professor cumpre os horários de apoio previamente estabelecidos, mostrando-se disponível para sanar dúvidas e outras questões oriundas de sua disciplina.

10.Relacionamento
Favorece uma relação ética e de respeito mútuo, promove um clima de participação e trabalho coletivo.

(Texto: Fabrizio Franco, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)

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