Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão

Competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 16h07 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 15h17 | Acessos: 1905

Aconteceu nessa quinta-feira a noite a competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão dos cursos subsequente

imagem sem descrição.

As pontes são uma das estruturas mais antigas inventadas pelo homem. Foram criadas pela necessidade de se atravessar obstáculos, como rios ou vales, na tentativa de encontrar alimentos ou abrigos. Ganharam grande notoriedade na arquitetura após a revolução industrial, pois construir pontes se tornou essencial para fazer a economia acelerar, significando rapidez e economia de tempo e dinheiro.

A competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão, aconteceu durante a apresentação da feira de Ciências que se realizou na I Semana de Ciência e tecnologia do Câmpus, é uma proposta da disciplina de Resistência dos Materiais dos cursos de Edificações e Automação do subsequente do Instituto Federal Goiano. O intuito desta atividade é o de envolver alunos dos cursos da área tecnológica,buscando estabelecer relações entre os assuntos teóricos estudados na disciplina afins, com a prática projetual.

A competição no IF Goiano Câmpus Trindade é coordenada pelo professor Geraldo Pereira da Silva Junior do Departamento de Engenharia, com o auxílio de outros professores do mesmo departamento.

No geral, foram sete grupos envolvidos que elaboraram analises e pesquisas, o desafio é demonstrar passo a passo a construção do protótipo de uma ponte feita de macarrão bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para verificar a quantidade máxima de carga suportada.

Veja as fotos da competição.
Veja o projeto.

1ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia - Turma do Subsequente.

Posted by IF Goiano - Câmpus Trindade on Quinta, 29 de outubro de 2015