Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Projeto Integrador realiza visita técnica e conhece bioconstrução em Pirenópolis

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 12h06 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 14h18 | Acessos: 427

Os estudantes de edificações conheceram o que é permacultura e produziram COB, um material de construção composto de argila, areia e palha, similar ao adobe

imagem sem descrição.

Com o objetivo de conhecer as técnicas de bioconstrução, a turma do 2º ano do curso técnico integrado em Edificações realizou visita técnica no final mês de agosto ao Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC), em Pirenópolis. A visita técnica é uma das ações do Projeto Integrador “Bioconstrução de uma “horta orgânica com composteira acoplada (Hoca).

Os estudantes participaram de uma prática de bioconstrução com COB. Segundo o IPEC, COB é um material de construção composto de argila, areia e palha, similar ao adobe. A mistura é a prova de fogo e altamente resistente a abalos sísmicos.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora de Biologia Sandra Rocha, os alunos conheceram a estrutura do IPEC, que é um dos primeiros centros de permacultura e bioconstrução do Brasil e ainda conheceram as características típicas do bioma Cerrado.

O que é permacultura? É uma expressão originada do inglês “Permanent Agriculture” e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 do século passado. De maneira ampla, atualmente a permacultura é considerada uma ciência holística e de cunho socioambiental, que congrega o saber científico com o tradicional popular e visa, é claro, a nossa permanência como espécie na Terra.

(Texto: Fabrizio Franco, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)