Página inicial > Últimas Notícias Trindade > IF Goiano amplia ações contra coronavírus
Cidadania

IF Goiano amplia ações contra coronavírus

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 12h10 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 09h29 | Acessos: 290

Pesquisadores e alunos vão a laboratórios para produzir produtos que ajudam a combater pandemia. Embrapii anuncia chamada para projetos em parceria com empresas.

Em uma manhã de trabalho, a equipe de Rio Verde produziu 200 litros de álcool em gel e líquido

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) une seus esforços para auxiliar em medidas que ajudam a combater o novo Coronavírus. Motivados pela iniciativa do Campus Ceres, que segue em andamento, ao menos outras três unidades estão se mobilizando para produzir álcool em gel e álcool líquido e distribuir à população.

O Campus Rio Verde é uma delas, envolvendo professores e alunos dos cursos de graduação e dos mestrados em Agroquímica e Tecnologia de Alimentos. Em uma manhã de trabalho, a equipe produziu 200 litros de álcool em gel e líquido, embalados em recipientes de 200 ml.

O professor Paulo Sérgio Pereira, um dos responsáveis pela produção, explica que os laboratórios da unidade têm capacidade para produzir cerca de 800 litros com a matéria-prima de que dispõe. A ideia é continuar produzindo, mas, para isso, é preciso que entidades parceiras auxiliem na aquisição dos materiais necessários.

Para esse primeiro lote, o IF Goiano teve o apoio da empresa rio-verdense Rinco, que produz refrigerantes e água mineral. Para tanto, doou 400 garrafas de 200 ml, tambores e galões com capacidade para armazenar 200 litros do produto. A produção será, em parte, utilizada pelo próprio campus, e a outra parte atenderá asilos e creches do município.

Além de Rio Verde, o Campus Iporá recebeu a doação de 100 litros de álcool concentrado para que fosse feita a adequação do produto e destinado à Secretaria de Saúde da cidade e abrigos de idosos. A matéria-prima foi doada pela empresa Vale do Cedro, situada em Palestina de Goiás.

O Campus Trindade é outro que se prepara para produzir álcool líquido e em gel. A unidade já dispõe de uma equipe de quatro alunos e quatro professores – sendo dois do próprio campus, uma do Instituto Federal de Goiás (IFG) e outro do Colégio Estadual Marcillon Dorneles - a postos para receber a matéria-prima necessária para a produção de 1,4 mil litros dos produtos. A unidade também quer fabricar máscaras em impressora 3D, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e estuda a compra de novos equipamentos para essa produção.

Por fim, o Campus Ceres, pioneiro nesta ação, fez na última semana a entrega de 45 litros de álcool gel - a primeira remessa de produção. O produto foi repassado aos municípios de Carmo do Rio Verde, Rialma e Rubiataba, parceiros da proposta. A previsão é de produção de 40 a 50 litros por semana, a partir de abril. A matéria-prima para o primeiro lote foi disponibilizada pelas usinas CRV Industrial e Cooper-Rubi.

Durante a cerimônia simbólica de entrega, o diretor-geral do campus, Cleiton Mateus, destacou a relevância do trabalho científico para o desenvolvimento da sociedade. Nessa unidade, servidores descobriram uma formulação alternativa e mais barata para a produção do álcool em gel. A produção em Ceres envolveu equipe multidisciplinar de professores das áreas de Agronomia, Ciências Biológicas e Química.

Em nota, a secretaria municipal de Saúde de Carmo do Rio Verde pontuou que a iniciativa do IF Goiano é de extrema relevância e seria distribuída aos agentes comunitários de saúde de combate às endemias. No caso de Rialma, o produto foi destinado ao hospital público do município, em postos de saúde e no prédio da prefeitura.

Embrapii – O Polo de Inovação do IF Goiano, situado em Rio Verde, é outra unidade que se mobiliza para iniciativas de combate ao coronavírus. Na última semana, a equipe realizou webconferência com pesquisadores do IF Goiano interessados em realizar projetos de inovação em parcerias com empresas.

A iniciativa surgiu depois que a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a qual o IF Goiano é conveniado, informou sobre a liberação de recursos extras e com regras específicas para projetos de enfrentamento ao problema. Ainda que conveniado para a linha de "Tecnologias Agroindustriais", neste momento o IF Goiano está apto a fazer parcerias com empresas para projetos de inovação para o desenvolvimento de produtos e processos, como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), equipamentos, fármacos, testes e métodos de predição, entre outros.

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

Republicada com edição de informações