Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Alunos avaliarão professores a partir de primeiro de junho

Alunos avaliarão professores a partir de primeiro de junho

Publicado: Segunda, 18 de Mai de 2020, 11h26 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 16h12 | Acessos: 764

Segundo a Comissão Permanente de Avaliação Docente pelo Discente (CPADD) esta é a avaliação do primeiro semestre de 2020 e estará disponível no Q-Acadêmico por 14 dias

A partir do dia primeiro de junho todos os alunos do IF Goiano - Campus Trindade poderão avaliar os professores da unidade pelo sistema Q-Acadêmico. A avaliação acontece semestralmente e o resultado é utilizado para progressão de carreira do servidor professor, conforme a Resolução Nº 007/2018 do IF Goiano e demais documentos.

O plano de trabalho e os relatórios de atividades dos professores do Campus Trindade é aberto e podem ser consultados aqui. O intuito da avaliação é auxiliar os professores a melhorar cada vez mais a qualidade da educação ofertada e promover a oportunidade dos alunos avaliarem cada docente para a progressão funcional. A avaliação é realizada por meio eletrônico e estará disponível no Q-Acadêmico por 14 dias. Veja o conteúdo abordado no questionário.

Todo o processo é conduzido pela Comissão Permanente de Avaliação Docente pelo Discente (CPADD) que ressalta que avaliar um profissional é uma tarefa que exige responsabilidade, ética e reflexão. Confira abaixo mais detalhes de cada um dos dez itens a serem avaliados, em conceitos de 0 a 10. O resultado da avaliação é restrito à Gerência de Ensino e a CPADD.

1.Pontualidade e Assiduidade
Cumpre o início e término do horário de aula e a ministra regularmente.

2.Critérios de avaliação
Utiliza formas de avaliação diversas ao longo de cada ciclo avaliativo (por exemplo: provas individuais, em dupla, com consulta, provas com questões objetivas e discursivas, atividades em sala, trabalhos, seminários, projetos, etc), explicando os critérios e discutindo-os com a turma.

3.Metodologia de ensino
Ministra as aulas de diferentes maneiras (por exemplo: aulas expositivas, debates, aula prática, aula de campo, oficinas, trabalhos em grupo, seminários, etc), sempre que possível, expondo o conteúdo de forma clara e utilizando linguagem compreensível.

4.Comprometimento com a aprendizagem
Compromete-se com a efetiva aprendizagem dos alunos, mostrando-se disponível, por exemplo, para atendê-los em suas particularidades de aprendizado.

5.Participação dos alunos
Incentiva a participação dos estudantes nas atividades programadas da disciplina, ouvindo seus questionamentos e contribuições.

6.Apresentação do Plano de Ensino
Apresenta, no início do semestre, a programação da disciplina, com objetivos, ementa, conteúdos, critérios de avaliação e referências.

7.Integração dos conteúdos
Busca relacionar, sempre que possível, os conteúdos de sua disciplina com o cotidiano, com a realidade econômica e social local, e com as demais disciplinas, da mesma ou de outras áreas do conhecimento.

8.Conhecimento dos conteúdos
Demonstra ter conhecimento do conteúdo da disciplina sob sua responsabilidade.

9.Apoio ao aluno
O professor cumpre os horários de apoio previamente estabelecidos, mostrando-se disponível para sanar dúvidas e outras questões oriundas de sua disciplina.

10.Relacionamento
Favorece uma relação ética e de respeito mútuo, promove um clima de participação e trabalho coletivo.

Veja o Quadro de Jornada e E-mails dos Docente

Clique e siga o instagram do Campus Trindade @campustrindade

(Texto: Fabrizio Franco, Arte: Taina Borges, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)