Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Trindade > MEC institucionaliza programa de eficiência energética na Rede Federal
Início do conteúdo da página
Sustentabilidade

MEC institucionaliza programa de eficiência energética na Rede Federal

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 17h41 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 09h29 | Acessos: 636

EnergIF visa impulsionar o desenvolvimento de energias renováveis. Entre os dias 25 e 27 de novembro, o Projeto realiza seu I Workshop, com o objetivo de elaborar o planejamento das ações do programa para os próximos anos.

O desenvolvimento das energias renováveis no Brasil passa necessariamente pela formação de profissionais qualificados na área. Esse é um dos eixos do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (EnergIF), institucionalizado na Portaria n° 941 do Ministério da Educação (MEC), publicada nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União.

A iniciativa, que começou a ser desenvolvida em 2017, articula diversas ações na Rede Federal. O EnergIF tem cinco diretrizes principais: impulsionar a ampliação de infraestrutura para laboratórios e aquisição de usinas para geração de energia renovável; impulsionar a formação profissional tecnológica em energias renováveis e eficiência energética; estimular pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo em energias renováveis e eficiência energética; estimular, avaliar e difundir a implementação de iniciativas de eficiência energética; e estimular e promover parcerias, disseminar informações sobre energias renováveis e eficiência energética e sobre as ações do programa.

A institucionalização do programa deve favorecer novos investimentos e o engajamento de pesquisadores, para além da Rede Federal. Ao longo de seu desenvolvimento, o programa tem apresentado diversos resultados positivos, como a capacitação de 437 docentes na Rede Federal na temática de energia renovável e eficiência energética. Além disso, há 310 professores e pesquisadores envolvidos em suas ações em rede.

O EnergIF tem investido também na oferta de cursos na Rede Federal. Em 2020, foram aprovados cinco projetos para criação de centros de referências em energia solar fotovoltaica. Eles se somam a 20 projetos iniciados em 2019, que também visam ampliar a infraestrutura para oferta de cursos, que vão desde um curso de formação inicial e continuada, como instalador de sistemas fotovoltaicos, por exemplo, até programas pós-técnico e de pós-graduação. Essas ações, junto a outras de fomento e projetos de pesquisa e desenvolvimento, somam R$ 4,6 milhões.

Evento - Entre os dias 25 e 27 de novembro, em uma parceria com instituições, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Tecnológica e Profissional (Setec), realizará, no formato on-line, o I Workshop EnergIF. O evento ocorrerá juntamente com o VI Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT) e nele será elaborado o planejamento das ações do programa para os próximos anos.

A programação do evento contará com palestras e oficinas para elaboração dos planos de trabalho dos seis Subcomitês Temáticos do Programa EnergIF: I – energia eólica; II – energia solar fotovoltaica; III – eficiência energética na indústria e em edificações; IV – biogás e biometano; V – biocombustíveis; e VI – hidrogênio renovável e mobilidade elétrica.

A programação completa das transmissões dos eventos abertos está no site. As atividades fechadas, principalmente do I Workshop EnergIF, serão enviadas para os e-mails daqueles que confirmarem a participação nas oficinas de planejamento do Programa. Esta confirmação pode ser feita para o e-mail victor.sousa@giz.de.

 

Clique, confira a programação e inscreva-se

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, com informações da Assessoria de Comunicação Social do Campus Rio Verde.

Fim do conteúdo da página