Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Estudantes do Campus Trindade criam Grêmio, fazem eleições e chapa Primal é eleita

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2016, 11h40 | Última atualização em Terça, 03 de Mai de 2016, 09h34 | Acessos: 2093
A mobilização estudantil aconteceu nos meses de março e abril
Os estudantes do IF Goiano – Campus Trindade se organizaram nos meses de março e abril e criaram o Grêmio Estudantil da unidade, promoveram o primeiro processo eleitoral e nesta terça-feira (19/4) aconteceu a solenidade de posse da chapa eleita, a Primal, que terá o mandato de um ano a partir da data da posse. A Primal foi eleita com 105 votos válidos, cerca de 58,9%, dos 178 dos votos colhidos no dia 6 de abril.

Chapa eleita e Comissão Eleitoral após cerimônia de posse

De acordo com a Comissão Eleitoral dos estudantes que regeu todo o processo, as eleições ocorreram nos turnos da manhã, tarde e noite. Todos os estudantes devidamente matriculados nos cursos ofertados no Campus puderam participar. Dos 178 votos computados, cinco, cerca de 2,9%, foram em branco ou nulo. A chapa Desconexos obteve 68 votos, cerca de 38,2%.

Segundo as regras do pleito, cada chapa foi composta por, no mínimo, cinco estudantes, para compor os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro tesoureiro, segundo tesoureiro e secretário. Novos cargos poderiam ser criados para atender demandas específicas dos estudantes, como, por exemplo, meio ambiente e comunicação.

Mobilização
A mobilização dos estudantes começou no mês de março, quando ocorreu a Assembleia Geral em que o Estatuto do Grêmio do Campus Trindade foi criado e se constituiu a Comissão Eleitoral, com cinco membros, para realizar o primeiro processo eleitoral estudantil do Campus Trindade.

Para a estudante Tatiana Yukari Sekiya Iabagata, da Comissão Eleitoral, a representação estudantil é importante. “Acho que o Grêmio vai defender nossos direitos, os direitos dos alunos. É legal porque acho que seremos representados no que precisarmos junto a direção do Campus”.

Conforme o estatuto criado, o Grêmio do Campus Trindade é uma associação civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, sem filiação político-partidária ou religiosa, livre e independente dos órgãos públicos e governamentais, regido por estatuto.

Comissão Eleitoral 2016

Anna Paula Silva das Neves