Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Alunos do curso técnico em Automação Industrial visitam indústria de etanol em Jandaia

Publicado: Terça, 24 de Mai de 2016, 13h42 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2016, 09h45 | Acessos: 1403

A indústria visitada gera, de forma limpa, a sua própria energia elétrica

imagem sem descrição.

Cerca de 20 alunos do 2º ano do curso técnico integrado em Automação Industrial conheceram na última quinta-feira (19/5) a indústria de etanol Denusa Destilaria Nova União, localizada em Jandaia, a 110 quilômetros de Trindade. O objetivo foi verificar na prática conceitos estudados na disciplina de Instrumentação Industrial ministrada pela professora Priscilla Juá.

De acordo com a professora, o foco de estudo da disciplina é o controle de variáveis como pressão, vazão, nível e temperatura por meio de instrumentos. No entanto, outras áreas como química e a geração de energia elétrica foram contempladas na visita técnica. A Denusa gera a sua própria energia elétrica e de forma limpa.

Os alunos viram na prática que, após a moagem, o bagaço da cana-de-açúcar é levado por esteira até a caldeira para a queima. Depois de passar pelas turbinas e geradores, o vapor produzido na queima gera a energia elétrica, considerada totalmente limpa e renovável, explica a docente.

Participaram também da visita técnica os professores Pollyanna Oliveira, Cléber Asmar e Marcus Vinícius. Na indústria, o grupo do Campus Trindade foi acompanhado pelo engenheiro de Controle e Automação Jonathas Cunha.

A Denusa é uma empresa de etanol anidro e hidratado e nós visitamos todo o processo de produção, que consiste em lavagem da cana, moagem, fermentação, destilação, desidratação e armazenamento.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos, IF Goiano – Campus Trindade