Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Projeto de histórias em quadrinhos receberá apoio com bolsistas em arte e cultura

Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 10h34 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 10h41 | Acessos: 1429

Ação e doações de gibis acontecerão antes e durante a II Semana da Biblioteca e do Livro

imagem sem descrição.

Com o objetivo de proporcionar um espaço de leitura e interação durante as atividades da II Semana da Biblioteca e do Livro do IF Goiano - Campus Trindade, que acontece de 4 a 6 de outubro, o projeto Histórias em quadrinhos no processo de formação de leitores infanto-juvenil, tema da Semana, foi aprovado no Edital nº 3/2016 e receberá duas bolsas para alunos atuarem de agosto até dezembro desse ano. Veja o resultado final.

O edital de concessão de bolsas discentes visa fomentar atividades de Arte e Cultura, contribuindo para o desenvolvimento artístico cultural dos discentes, servidores e comunidade externa.  Ao todo, foram concedidas e distribuídas 39 bolsas, de acordo com cada campus, no valor de 200 reais mensais cada. A proponente do projeto aprovado para o Campus Trindade é a bibliotecária Luciane Silva de Souza Prudente, que também é uma das organizadoras da II Semana da Biblioteca e do Livro.

II Semana da Biblioteca e do Livro

Aberta à comunidade, a II Semana da Biblioteca e do Livro do Campus Trindade tem como tema As Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta de incentivo à leitura. Na oportunidade, a partir de agosto começa uma campanha de doação de HQs para a criação da Gibiteca da Biblioteca do Campus.

De acordo com o projeto aprovado, a II Semana da Biblioteca e do Livro proporcionará ainda ações multiculturais, envolvendo diversas áreas da história, cultura e das artes. A ideia é gerar um encontro de partilha das atividades desenvolvidas no ensino, pesquisa e extensão do ambiente acadêmico.

No evento, há a expectativa de palestra de um integrante da Escola Goiana de Quadrinhos, com intuito de divulgar o que acontece no meio goiano das HQs. Há ainda a previsão de exposição de HQs de loja especializada no tema e a apresentação do grupo Conselho Jedi, que marcará presença com trajes de personagens de algumas HQs.

Força de Lei

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Nº 84.631 de 09 de abril de 1980, e aconteceu de 23 a 29 de outubro, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191 de 18 de dezembro de 1980. Segundo o decreto, nessa semana, atividades folclóricas e culturais devem ser levadas a efeito em todo o país.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos, IF Goiano – Campus Trindade